Parlamento

Projeto visa adaptar salas de cinema para autistas

Proposta foi apresentada nesta quarta-feira (12)

Foi apresentado na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei de autoria do vereador, Alfredo Bambu (Patriota) que visa adaptar salas de cinemas, em Goiânia, para atender as pessoas autistas. O texto será analisado na Comissão de Constituição Justiça e Redação da Casa, em caso de aprovação será levado ao plenário em dois turnos de votação.

“Nossa intenção é garantir aos portadores de autismo uma oportunidade de desfrutar do cinema por meio de sessões adaptadas a sua necessidade, garantindo assim inclusão social”, relatou o vereador.

O parlamentar pede que seja realizada pelo menos uma vez por mês, sessões destinadas a crianças e adolescentes autistas.  No texto do projeto, Alfredo Bambu argumentou que “haverá livre circulação pelo interior da sala, bem como identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, a ser afixado na entrada da sala de exibição”, declarou.

O vereador pede punição para os estabelecimentos que não cumprirem a lei. Ele destacou que pode ser aplicada advertência, multa no valor de R$ 3 mil: no caso de reincidência, ela sobe para R$ 10 mil. No caso mais grave, interdição do estabelecimento.

Pelo projeto, durantes as sessões não será permitida a exibição de publicidade comercial, luzes deverão estar levemente acesas e volume do som reduzido.