PREVISÃO

Próximas chuvas em Goiânia devem ocorrer a partir de 9 de outubro, diz Cimehgo

Tendência é de um mês com chuvas abaixo da média, conforme o mapa climático

A chuva em Goiânia, no último sábado (28) foi um alento, mas não afastou a estiagem. Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, entre 9 e 11 de outubro devem ocorrer precipitações maiores, não só na capital, mas em todo o Estado.

Ele explica, entretanto, que a tendência é de um outubro com chuvas abaixo da média, conforme o mapa climático. “Teremos chuvas, mas não para resolver os problemas. Será preciso ir devagar em relação ao plantio, por exemplo.”

Sobre a chuva de sábado, que superou as expectativas de 1 mm, ele diz que houve combinação de calor e umidade, e uma frente fria que influenciou superficialmente. “Goiânia já estava há 156 dias sem chuva”, lembra. “Sabíamos da possibilidade, mas foram mais movimentadas.”

Na capital, houve local na região noroeste com 51,2 mm de chuvas. Em outros, não choveu. O calor, entretanto, continuou e segue esta semana. André diz que a estimativa é de temperaturas até 37ºC na capital, nos próximos dias.

Para terça-feira (1º), a previsão é de até 35ºC. A umidade deve variar de 20% a 80% e não há possibilidade de chuva.