Próximos 7 dias serão de chuvas intensas em Goiás
Os próximos sete dias serão de chuvas intensas em Goiás. De acordo com dados do…
Os próximos sete dias serão de chuvas intensas em Goiás. De acordo com dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), serão de 100 milímetros (mm) a 150 mm. Em algumas regiões a precipitação pode ser mais concentrada.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, afirma que um corredor de umidade propicia a formação de tempestades no Estado. Somado ao período chuvoso, do verão, a probabilidade de precipitação para os próximos sete dias aumenta bastante. Ele explica que se trata de uma probabilidade, o que pode propiciar chuvas mais intensas em algumas regiões.
O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) também aponta para chuvas intensas, sobretudo para a região Centro-Norte do Estado. O instituto aponta chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, entre 60-100 km/h, principalmente entre esta quarta-feira (22) e sexta-feira (24). O alerta é de perigo. O Inmet orienta o cidadão a não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, em casa, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Goiânia
As chuvas que atingiram Goiânia na tarde de terça-feira (21) chegaram a 104,2 mm, na Região Noroeste. Foi o ponto onde mais choveu na capital, o que provocou diversos estragos. A Região Norte também foi bem afetada, com 51,8mm nas proximidades do Balneário Meia Ponte, 47,2 mm, entre as 14h30 e 18h. Na Região Central, por outro lado, caiu somente 24 mm, o que não refletiu em estragos.
Por isso, André Amorim salienta que é preciso ter cuidado. A tendência é de que chova bastante nos próximos dias. Algumas regiões podem ser mais afetadas . “Quando alguém ver que as águas subiram rápido, a orientação é não enfrentar situações que podem causar risco”, alerta.