Quadrilha que fraudava cartões de crédito com informações do Detran-GO é denunciada pelo MP-GO
Ministério Público de Goiás denunciou mais de 30 pessoas por estelionato, associação criminosa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro
A 1ª Promotoria de Justiça do município de Padre Bernardo ofereceu denúncia hoje (23) contra Josemar Alves Soares, Paula Aparecida Alves, Giovani da Silva Martins e Bruno Menezes de Godoi, integrantes de uma quadrilha que fraudava cartões de crédito da empresa Nubank. Eles foram denunciados por estelionato, associação criminosa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.
De acordo com informações do Ministério Público, Giovani, que era servidor do Detran-GO, conseguia as informações das vítimas através do cadastro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e as repassava para Josemar, que falsificava os documentos e conseguia obter os cartões de crédito junto à empresa. Bruno e Paula eram os responsáveis por convencer outras pessoas, que forneciam seus celulares ou fotos 3×4 para a falsificação. Com os cartões em mão, Josemar usava todo o limite para comprar bebidas alcoólicas e depois as revendia na cidade.
Além dos quatro, cerca de trinta pessoas que forneceram celulares e fotografias também foram denunciadas por estelionato. O Detran-GO, perguntado pelo Mais Goiás sobre quais medidas foram tomadas para garantir a segurança dos dados do cadastro da CNH, enviou a seguinte nota:
“O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) informa que não foi notificado da denúncia pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). A gerência de auditoria da autarquia está solicitando acesso a denúncia ao MP para instaurar processo administrativo. O Detran esclarece ainda que o servidor em questão foi exonerado no dia 25/5/2017.”
Já a empresa Nubank, questionada sobre os cuidados tomados para evitar fraudes dessa natureza, afirmou que não comenta casos isolados de segurança para não incentivar comportamentos maliciosos e proteger os clientes. Afirmou ainda que “nosso processo de verificação de identidade conta com diversos mecanismos antifraude com alto nível de assertividade para oferecermos um dos processos mais seguros e efetivos do mercado sem comprometer a experiência do usuário”.