Abstenções

Quase 70 mil inscritos não fizeram prova no primeiro dia do Enem 2017 em Goiás

O total representa 31,3% dos 219.626 inscritos. A taxa de faltas é maior que a média nacional, que foi de 30,2%

O número de abstenções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, em Goiás, chegou a 68.743 no primeiro dia de prova, neste domingo (5). O total representa 31,3% dos 219.626 inscritos.

A taxa de faltas é maior que a média nacional, que foi de 30,2%. Dos 6,73 milhões de inscritos em todo o País, apenas pouco mais de 4 milhões compareceram aos locais de prova.

A coordenadora estadual de aplicação, Márcia Maria de Carvalho Pereira, acredita que grande parte das ausências registradas em Goiás podem ser justificadas pelas condições climáticas. “Choveu torrencialmente em vários locais, como Goiânia, Jataí, Catalão e Uruaçu, onde houve calamidade pública”, disse. De acordo com Márcia, neste último município haverá reaplicação da prova em dezembro, nos dias 12 e 13, devido à falta de energia elétrica durante o período de aplicação da prova.

Mesmo aqueles que se ausentaram ou que esqueceram o documento neste primeiro dia poderão participar da segunda etapa, no próximo domingo (12). Os únicos que estarão impedidos são os que foram eliminados do processo — o Inep não divulgou dados sobre Goiás, mas em todo o País foram 273. Ainda assim, para os faltosos não há chance de reaplicação da prova de Linguagens, Ciências Humanas e de Redação.

“Surto”

Um caso inusitado aconteceu neste domingo, em Goiás. No município de Senador Canedo, um candidato fugiu do local de prova com o caderno de prova em mãos após ter dificuldade com uma questão. “Por volta de 17h05, o candidato Wisses Bernardo Pinheiro de Souza surtou por conta de uma questão, queria que os aplicadores explicassem o quesito. Ao ser levado para a coordenação, insistiu na explicação. No momento que foi informado que seria eliminado fugiu com a prova e com o cartão resposta”, diz nota do Inep.

Segundo a entidade, a ocorrência não deve trazer maiores consequências, já que o fato não foi considerado como vazamento de prova. O candidato envolvido, porém, foi eliminado por desrespeitar o regulamento do Edital.