Corumbá Dourado

Quatros homens são presos por extração ilegal de ouro avaliado em R$ 25 mil, em Pires do Rio

Um dos suspeitos já era foragido da Justiça no estado de São Paulo pelo mesmo crime

Um dos suspeitos já era foragido da Justiça no estado de São Paulo pelo mesmo crime

Quatro homens foram presos suspeitos de extração ilegal de ouro no município de Pires do Rio, a 148 quilômetros de Goiânia. Com eles, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar apreendeu armas de fogo, equipamentos usados no garimpo, metais pesados (como mercúrio), além de uma quantidade de ouro avaliada em R$ 25 mil.

De acordo com o Tenente Coronel Edsson Cândido Ribeiro, Comandante do Policiamento Ambiental da PMGO, um dos suspeitos já era foragido da Justiça no estado de São Paulo pela mesma infração. Agora, eles responderão pelos crimes de extração irregular de minérios, porte ilegal de armas, invasão de propriedade, e por causar poluição que resulte ou possa resultar em danos à saúde humana, ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, conforme a Lei Ambiental, explicou o comandante.

O coronel informou também à reportagem que desde dezembro estão fazendo um levantamento na região, após receberem denúncias de que estaria havendo uma circulação anormal de garimpeiros na cidade. Dessa forma, em conjunto com o 11º Batalhão Ambiental de Pires do Rio, deram início à Operação ‘Corumbá Dourado’.

“Essa foi a primeira edição da operação, faremos mais duas ou três, para exaurir toda a extração ilegal de minério ao longo do rio, cuja extensão é de, aproximadamente, 50 quilômetros. Vamos percorrer toda a região e fiscalizar os cerca de 25 pontos de extração”, finalizou.

Por tratar-se de um crime contra patrimônio da União, os suspeitos foram conduzidos à Polícia Federal.