EDUCAÇÃO PÚBLICA

Rede estadual de ensino já registra mais de 210 mil matrículas para 2023

Os interessados têm até o dia 11 de dezembro para realizarem a solicitação por meio do site

Rede estadual de ensino já registra mais de 210 mil matrículas para 2023 (Foto: Governo de Goiás)

O Governo de Goiás já recebeu mais de 210 mil matrículas para o ano letivo de 2023 na rede pública estadual de ensino, desde a última quarta-feira (23). Ao todo, foram registradas 157 mil renovações, 17 mil transferências e 42 mil novas matrículas.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a solicitação de vaga deve ser feita apenas para novos alunos, ou seja, oriundos de outras redes de ensino (municipal, federal e privada) de outros estados ou que deixaram de estudar e querem retornar.

Os interessados têm até o dia 11 de dezembro para realizar a solicitação por meio do site www.matricula.go.gov.br. Famílias que não têm acesso à internet devem procurar as sedes das Coordenações Regionais de Educação (CREs) nas escolas para fazer o procedimento.

Para fazer a solicitação é necessário ter em mãos: o nome completo do aluno, nome completo da mãe (ou responsável), CPF do aluno, data de nascimento, etapa, série e turno desejados, opções de escolas (se possível três), o munícipio da escola que deseja estudar (obrigatório), telefone para contato e e-mail.

Após o período da solicitação de vaga, o novo estudante ou o responsável deverá entrar no site entre os dias 19 e 23 de dezembro, para verificar em qual unidade foi alocado e comparecer na escola para a efetivação da matrícula. No ato da efetivação de matrícula, os estudantes precisam apresentar documentos pessoais (CPF, RG, certidão de nascimento ou de casamento), comprovante de endereço e comprovante de escolaridade (histórico escolar, declaração de aprovação ou declaração de cursando).

Renovação e transferência de matrículas para 2023

Para as crianças, adolescentes e jovens já matriculados na rede estadual, a renovação de matrícula será confirmada por meio do Termo de Renovação assinado pelos pais ou responsáveis. Caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma unidade deverá solicitar a Transferência por Interesse Próprio (TIP) para outra escola da rede estadual até o dia 11 de dezembro. Nesse processo, não haverá a reserva de vagas na unidade de preferência e o estudante deverá indicar três opções de escolas.

Segundo o Calendário Escolar aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o Ano Letivo de 2023 está previsto para começar no dia 16 de janeiro, com o acolhimento e planejamento das atividades nas unidades escolares. Já o início das aulas será no dia 18 de janeiro.