ALERTA

Rede privada de laboratórios de Goiânia registra aumento de casos de Covid-19 em agosto

Vacina bivalente está disponível para população acima de 12 anos

Uma rede de laboratórios privados de Goiânia aponta que o número de casos de Covid-19 aumentou quase 8% nas primeiras semanas do mês de agosto. De acordo com os dados dessa rede, o índice de teste positivos está em 17,6% entre os pacientes. A procura para realizar o teste caiu cerca de 20% em comparação ao mês de julho.

Segundo a rede municipal de saúde, os testes positivos no mês de julho variaram entre 6,1% e 7,4%. Mesmo que ainda não haja dados consolidados em relação ao mês de agosto, a Secretaria Estadual de Goiás informou que os casos de Covid-19 reduziram em comparação aos meses de junho e julho.

Marília Turchi, médica infectologista do Laboratório Padrão, ressaltou que não há motivos para pânico e que a situação apresentada pela rede de saúde privada é apenas um alerta. De acordo com Turchi, a situação já está sendo monitorada pelas agências de vigilância de saúde.

“O aumento da positividade indica que tem, provavelmente, mais casos nesse momento, que tem um aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo SARS -CoV-2, do Covid”, explicou a médica.

O atual cenário ocorre devido à chegada da nova subvariante da Ômicron (EG.5) em vários países, incluindo o Brasil. Conforme o Ministério Público de Goiás, mais de 700 mil pessoas receberam a vacina bivalente, o que corresponde a 11% do público alvo. Em Goiânia, 17% receberam a vacina.

O alerta é para os cidadãos elevarem a cobertura vacinal contra a doença, uma vez que já existem imunizantes disponíveis para reduzir os números de casos graves. A vacina bivalente está disponível para a população acima de 12 anos.