Redemoinho atinge Goianira e assusta moradores: vídeo
Um redemoinho atingiu Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia, nesta sexta-feira (20). Com a força…
Um redemoinho atingiu Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia, nesta sexta-feira (20). Com a força do vento, telhas de imóveis e tijolos, que estavam empilhados em uma construção, foram derrubados. Apesar do susto, não houveram registros de pessoas feridas.
Moradores filmaram o momento em que o vento forte passa por regiões da cidade. Umas das imagens foram capturadas por um pedreiro no loteamento Residencial Ana Maria Borges. É possível ver quando o vento forte atravessa um terreno e ‘encobre’ os imóveis do local.
“Foi feia a situação. Derrubou tijolo, arrancou as telhas de uma construção. Todo dia está assim e quando começa a ventar demais a gente já fica com medo”, disse a dona de casa Milena Silva ao G1.
Redemoinhos são comuns no calor
André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), explicou ao Mais Goiás que a formação de redemoinho são comuns no calor. O fenômeno ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco, que vem de uma outra direção, se encontra com a corrente de ar quente por cima do ponto que está muito aquecido.
“Com isso, esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o ‘turbilhão de poeira’. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até metros de altura, sendo a sua duração de poucos segundos ou minutos” , disse André.
O gerente diz, também, que os redemoinhos geralmente aparecem em municípios do interior ou em bairros afastados. “Quando houver algum redemoinho, o ideal é se afastar. Mas, como o tempo de duração do fenômeno é pouco, ele não traz tanto risco à população”, informou André.
Assista ao vídeo:
*Com informações do G1