Reeducandos limpam escolas e cultivam horta comunitária em Serranópolis
Com foco na ressocialização, a iniciativa, fruto de parceria com a prefeitura local e o Poder Judiciário, é realizada desde setembro de 2018
Reeducandos da Unidade Prisional de Serranópolis, pertencente à 6ª Regional Sudoeste da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap), realizaram a limpeza de duas escolas e a limpeza e manutenção do hospital municipal (na última semana), em Serranópolis. Futuramente, os reeducandos farão a limpeza no posto de saúde e nas praças do município.
A iniciativa, fruto de parceria com a prefeitura local e o Poder Judiciário, é realizada desde setembro de 2018, conforme atesta o diretor da unidade, Rafael Duarte. Esta é mais uma ação com foco na ressocialização realizada pela Dgap, conforme diretrizes do governador Ronaldo Caiado.
“Realizamos esta iniciativa para tirar os presos da ociosidade”, resume o diretor. “Eles também roçaram o mato nos fundos das escolas, com objetivo de evitar a proliferação de dengue”, cita.
Horta Comunitária
Os reeducandos também realizaram o plantio de uma horta comunitária, em parceria com comunidades religiosas de Serranópolis. Foram plantados: milho, quiabo, abóbora, maxixe, mandioca e pepino.
De acordo com Rafael, as verduras serão doadas para instituições de caridade. “Essa é também mais uma ação de ressocialização promovida pela unidade”, afirma.