Saúde

Regulação de Goiânia libera a reativação de mais 13 leitos de UTI

A Prefeitura de Goiânia anunciou que em reunião realizada na última quinta-feira, 9, na Superintendência de…

A Prefeitura de Goiânia anunciou que em reunião realizada na última quinta-feira, 9, na Superintendência de Regulação de Goiânia, foi liberada a reativação de 13 leitos de UTI infantil do Instituto Goiano de Pediatria (IGOPE). Os leitos foram reativados na sexta-feira,10, para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital. São 8 leitos neonatal, 4 pediátricos e 1 de isolamento, os quais estavam desativados há cerca de um ano para reforma.

Os leitos já são cadastrados no sistema da Central de Regulação da Capital e habilitados pelo Ministério da Saúde. Com a liberação da reabertura pela auditoria da Regulação, a Secretaria Municipal de Saúde oferece 462 leitos de UTI, sendo 111 do tipo neonatal, 51, pediátrico e 300, adulto.

De acordo com a prefeitura, o número seria suficiente para atender a população de Goiânia; no entanto, as vagas são ocupadas também por pacientes de outras cidades e até de outros Estados – uma média de 40 a 50% do total de leitos. Diante desse quadro e da consequente demora para liberação de vagas para alguns pacientes, a nova gestão garante que está “empenhada em melhorar a assistência aos pacientes, principalmente no que diz respeito aos atendimentos nas unidades de urgência”. Além disso, um edital está aberto para novos prestadores de UTI.