ENFIM

Renovação completa da frota do Eixo Anhanguera deve ocorrer até julho de 2024, prevê governo

Com quase uma década de uso, a renovação era um pedido dos passageiros

Após fracasso no processo de aluguel, Governo de Goiás começa a comprar ônibus elétricos (Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

Após confirmar a compra de seis ônibus elétricos para iniciar a operação no Eixo Anhanguera até fevereiro de 2024, em uma espécie de “preparação” para a renovação total da frota, o Governo de Goiás anunciou o cronograma para aquisição de outros 80 veículos até julho do ano que vem. A informação é do presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) e secretário-Geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, e foi dada nesta sexta-feira (27).

Atualmente, a frota de ônibus que opera o Eixo Anhanguera é composta por ônibus da Metrobus que foram adquiridos em dois lotes. Um em 2011 e outro em 2014. As concessionárias atuam com uma frota extra dando suporte a operação com veículos fabricados também em 2014. 

Com quase uma década de uso, a renovação era um pedido dos passageiros e também dos motoristas, que sofriam com a precariedade dos veículos. “Nós já adquirimos na primeira fase seis veículos elétricos para o Eixo Anhanguera que começarão a operar em fevereiro. O segundo lote, nós aumentamos, serão 80 e poucos veículos. Eles vão ser entregues até julho do ano que vem para começar a rodar”, salientou nesta sexta-feira.

Antes, em entrevista ao Mais Goiás, Adriano havia destacado que os seis veículos que já iniciam a operação em fevereiro do ano que vem vão servir como testes até a renovação total da frota. “Queremos rodar com os seis para ter a experiência prática. Porque não compramos tudo ainda? Porque depende de aprovação de financiamento a longo prazo e isso demora um pouco mais para sair. Os seis a gente conseguiu comprar já adiantando um pedaço”, salienta.