Renovação de matrículas na educação municipal nesta segunda (16)
Além disso, SME divulga todo o processo e calendário para novas vagas nas escolas e Cmeis da capital
Os pais e responsáveis que querem manter os filhos na rede municipal de ensino devem ficar atentos! Começa nesta segunda-feira (16), o período de renovação de matrículas. O prazo vai até o dia 1º de dezembro. A renovação deverá ser feita na própria instituição de ensino.
Porém, devido à pandemia, houve algumas mudanças. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), os pais devem ir às unidades no horário agendado. Ou seja, a instituição entra em contato com a família para fazer essa marcação. A secretaria também pede para que os pais levem a própria caneta no ato para preenchimento dos formulários. Também é importante não esquecer de levar todos os documentos do estudante.
Cadastro antecipado
Para solicitações de vagas na rede municipal, a SME exige o Cadastro Obrigatório. O processo é realizado pelo www.sme.goiania.go.gov.br/, opção “e-matrícula”, aba “Cadastro Antecipado.” Todo esse processo estará liberado a partir do dia 3 de dezembro. Nesta mesma data, as pessoas que realizaram o cadastro no ano passado, mas não conseguiram a vaga, poderão atualizar os seus cadastros.
Novo alunos
Para os alunos que queiram ingressar nas escolas da rede municipal, a pré-matrícula será feita pela internet a partir do dia 5 de janeiro de 2021. As mães e responsáveis que buscam vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e os CEI de convênio total devem realizar as solicitações a partir do dai 12 de janeiro.
Os interessados, nas respectivas datas, devem entrar no site da SME, clicar na opção “e-matrícula” e inserir o CPF do aluno. A efetivação da matrícula se dará após os pais irem as respectivas instituições com as documentações necessárias.
Transferência Cmei-Escola
Caso os pais queiram realizar a transferência do aluno de Cmei para a escola municipal, devem acessar o portal da SME para realizar a solicitação. Tudo isso deve ser feito no período de 2 a 18 de dezembro. Vale ressaltar que, para conclusão da transferência, o CPF da criança deve estar atualizado na intranet.
Bolsa Família
No período letivo de 2021, a SME afirma que 20% das vagas disponíveis foram destinadas às crianças que recebem o Bolsa Família. Para isso, os pais ou responsáveis devem informar no ato da pré-matrícula online o Número de Identificação Social (NIS) do aluno e do próprio responsável. Mães trabalhadoras também seguem com 40% da prioridade das vagas na Educação Infantil.