RECONHECIMENTO

Repórteres do Mais Goiás ficam em 1º e 2º em prêmio de jornalismo e Direitos Humanos

O repórter do Mais Goiás Ton Paulo e a ex-repórter do portal Leicilane Tomazini levaram o 1º o…

O repórter do Mais Goiás Ton Paulo e a ex-repórter do portal Leicilane Tomazini levaram o 1º o 2º lugar do prêmio de jornalismo Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos. Eles venceram na categoria Web.

A matéria de Ton foi intitulada: “Retratos da pobreza: Quem são os cidadãos postos à margem pela desigualdade“. Foi publicada pelo jornal Opção no dia 24 de maio de 2020.  Já Leicilane escreveu pelo portal “Violência contra a mulher: Doença social que mata“.

Esta é a terceira vez que Ton recebe a premiação. Para ele, ter uma reportagem premiada significa muito. “Me dá a certeza de que contribui de alguma forma para o cumprimento da essência dos direitos humanos, que é dar voz a quem precisa”.

Ainda segundo ele, vivemos em uma época em que a vigilância e a defesa dos direitos humanos precisam ser constantes. Leicilane, por sua vez, declarou que Mais Goiás sempre se preocupou em dar voz à população nas mais diversas áreas. Segundo ela, a reportagem que fez para o portal – veiculada no Dia Internacional da Mulher – tinha como intuito mostrar que por trás da data comemorativa há uma luta travada pelas mulheres contra o machismo e a violência.

“Como, infelizmente, os casos de violência contra a mulher são noticiados diariamente, o editor Hugo Oliveira teve a ideia de fazer uma ‘homenagem’ diferente que seria publicada no site e nas redes sociais. Apesar de ser um tema triste e difícil de escrever (sendo mulher, principalmente), fiquei muito feliz com o reconhecimento por meio do prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos, e a possibilidade de as histórias que foram contadas na reportagem poderem ajudar mulheres que estejam em situações semelhantes. Agradeço imensamente ao Mais Goiás pela oportunidade de ter trabalhado nessa pauta e por todo o aprendizado que tive com meus colegas durante minha passagem por lá.”

Ton Paulo e Leicilane Tomazini (Fotos: Reprodução)

3ª edição do prêmio

Esta é a terceira edição do prêmio. O honraria foi criada em 2019 para valorizar e dar visibilidade para a produção de jornalistas, repórteres, fotógrafos, artistas do traço e estudantes universitários de Goiás, ligada à temática dos direitos humanos.

Ao todo, oito jornalistas goianos de diversos veículos receberam prêmios na última quinta-feira (9). A publicação dos trabalhos ocorreu durante o ano de 2020.