Répteis passam por Mutirão Veterinário no Zoológico de Goiânia
Ação terá presença de profissionais de Brasília e São Paulo, especializados em animais silvestres; 50 répteis vão passar por avaliações e exames de rotina
Os répteis do Zoológico de Goiânia vão passar por avaliações e exames durante um Mutirão Veterinário realizado na manhã desta quinta-feira (1º/8). A ação ocorrerá no próprio parque e terá presença de uma equipe composta por médicos veterinários de Brasília e São Paulo. Cerca de 50 répteis, dentre eles serpentes, iguanas e tracajás, serão avaliados exames.
Segundo o supervisor geral do zoo, Raphael Cupertino, esta é a primeira vez que profissionais de fora, especializados em silvestres, vêm ao parque para um intercâmbio de conhecimento com a equipe local. Serão realizados exames de endoscopia, ultrassonografia e exames oftálmicos.
“Serão realizados exames de rotina com os répteis que não foram examinados recentemente e também com aqueles que apresentam alguma infecção e precisam de avaliações antes de iniciarmos o tratamento. A ideia principal desta ação é realizar a troca de conhecimentos entre a nossa equipe de mestres e doutores com os profissionais que virão ao parque”, revela.
Atualmente, o parque tem sete médicos veterinários, três biólogos e dois zootecnistas para cuidar de aproximadamente 460 animais. Conforme Cupertino, anualmente, todos os animais do zoo passam por exames para avaliação por quadro de doenças. “Será realizada a profilaxia, que é a prevenção das doenças nos animais. Busca de melhoramento no Zoológico”, elucida.
“O próximo passo será expandir essa experiência para o restante do parque. É uma experiência que contribui para o conhecimento de nossa equipe e também para a saúde dos animais”, declara.
*Thaynara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira