PÓS-PANDEMIA

Restaurantes e bares goianos esperam movimentar R$ 7 bilhões em 2022

Graças a queda nos casos de contaminação e mortes pela Covid-19, os bares e restaurantes…

Graças a queda nos casos de contaminação e mortes pela Covid-19, os bares e restaurantes de Goiânia retomam, aos poucos, o fluxo de clientes nos estabelecimentos e a realização de eventos gastronômicos.  Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Goiás) apontam que a perspectivava do segmento é de movimentar mais de R$ 7 bilhões em 2022, além de um crescimento de 30% no número de clientes.

O Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares Goiânia) estima que cerca de 3,5 mil empresas, entre bares, restaurantes, lanchonetes e pequenos negócios fecharam as portas durante o período de lockdown por não serem considerados serviços essenciais. Com isso, mais de 10 mil funcionários perderam seus empregos.

Até abril deste ano, o segmento era responsável por empregar mais de 50 mil trabalhadores, segundo a Abrasel, mas a expectativa é que até o final do ano esse número chegue a 60 mil postos de trabalho nos 20 mil bares e restaurantes em Goiás, sendo 17 mil empresas na região metropolitana do Estado.

Apenas no período de realização do Festival Brasil Sabor, os órgãos acreditam em um crescimento de 30% no número de clientes que visitam os estabelecimentos que participam do evento, inclusive de pessoas que não conheciam os locais antes da pandemia. Isso resulta em investimento na estrutura e por consequência, contratação de profissionais.

Festival Brasil Sabor

A 16ª edição do Festival Brasil Sabor acontece entre 12 e 29 de maio em Goiânia e Aparecida de Goiânia. O evento reúne 48 restaurantes que oferecem aos visitantes um novo prato que remeta à sua cozinha local com preços promocionais. O tema de 2022 é “Maior do Mundo, Original do Brasil”. Além do consumo presencial, o festival também conta com entrega por delivery. A lista com todos os participantes está disponível no site do evento: www.brasilsabor.com.br

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt