Retomada, balada responsável flagra motoristas embriagados em Goiânia
Suspensa desde março, em virtude da pandemia do coronavírus, o programa de fiscalização Balada Responsável…
Suspensa desde março, em virtude da pandemia do coronavírus, o programa de fiscalização Balada Responsável foi retomada na noite de quarta-feira (12), em Goiânia. Em três horas de abordagens, os policiais flagraram dois motoristas dirigindo embriagados. Segundo o Major Daniel Resende, gerente de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), outros sete condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro, fato que é configurado como infração de trânsito.
De acordo com o órgão, a decisão de retomada das blitzes foi veio após o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM) registrar aumento do número de acidentes de trânsito na Região Metropolitana de Goiânia. A primeira abordagem foi realizada no Setor Marista, na capital.
Novos procedimentos
O Detran informou que o procedimento operacional da Balada Responsável sofreu alterações no retorno da fiscalização. Agora, as mesas dos servidores terão um distanciamento maior e os motoristas não descerão do veículo para ter os documentos checados. Os policiais militares utilizarão meios eletrônicos e não manusearão os documentos físicos dos condutores. A consulta será feita utilizando o número da placa e do CPF.
De acordo com órgão, caso seja detectada alguma irregularidade ou o condutor apresente sinais de embriaguez, ele será convidado a descer do veículo para fazer o teste do etilômetro. O equipamento possui bocal descartável com uma nova tecnologia que elimina o risco de contaminação. Segundo o Detran, esse modelo não deixa o ar retornar ao bocal, evitando que o condutor aspire qualquer partícula presente no aparelho, o qual deverá ser higienizado a cada teste.
Operações
O gerente de fiscalização do Detran também informou que a fiscalização será estendida à toda a Região Metropolitana de Goiânia nos próximos dias. “Como estamos nos adequando aos novos procedimentos, nossa capacidade ainda é reduzida, mas a expectativa é que seja feita uma operação por dia até o mês de setembro”, explicou o major.