Revitalização da Praça Universitária, em Goiânia, deve ser autorizada ainda este mês
14 empresas participaram de licitação na modalidade carta serviço; expectativa de vereador é que obra seja concluída até metade do ano que vem
Ainda este ano deve ter início o projeto de revitalização da Praça Universitária. Ao todo, 14 empresas já participaram da licitação e até dia 20 de novembro uma ordem de serviço deve ser assinada. Na segunda-feira (4), uma audiência pública ocorreu no Salão Marieta Teles, no local, para tratar do tema. As informações são do Lucas Kitão (PSL), que assina o projeto re reforma junto com Anselmo Pereira (PSDB).
A emenda aditiva para a revitalização, no valor de R$ 1.266.985,78, é do vereador do PSL. O recurso, vale destacar, Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovado na Câmara Municipal de Goiânia em 2018. Por isso a necessidade de execução neste ano fiscal.
O secretário de Infraestrutura Dolzonan da Cunha Mattos e Kitão afirmam que a escolha da empresa e a habilitação foi feita na modalidade carta convite. Ela deve fazer a reforma do museu, da biblioteca e do salão Marieta Teles por cerca de R$ 329.792,27 mil.
Já o restante do dinheiro deve ser utilizado pela prefeitura para reforma do asfalto, acessibilidade e demais intervenções, que devem ser fechadas em nova reunião, ainda esse mês. “Talvez até na próxima semana”, declara Kitão. Apesar do projeto ser da Câmara, quem executa é a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura.
Ainda segundo Lucas Kitão, o secretário pediu um tempo para readequar algumas coisas. “Vai correr contra o tempo para, segundo ele, arrematarem o projeto. Eles já fizeram um resumo da engenharia civil, então agora falta a parte de acabamento”, explicou. “Mas vou ficar cobrando para as coisas andarem, pois o período chuvoso pode atrasar.”
A expectativa do vereador é que a obra termine até o começo de julho do ano que vem. “Inclusive, porque há vedação eleitoral para inaugurações depois desse período.” Em 2020 ocorrem eleições municipais.
Secretário
Ao Mais Goiás, Dolzanan afirmou que 14 empresas participaram da licitação para revitalização da Praça. Ele ainda explicou todo o trâmite que deve ser percorrido: “Foram abertas propostas, vamos fazer toda a análise para fazer a homologação e tem o período recursal. Após isso, o contrato. Passando pela procuradoria e controladoria, assina a ordem de serviço. Lá pelo dia 20 de novembro, estamos assinando a ordem de serviço”.
Apesar disso, o secretário diz que a pasta já tem executado serviços no local, como os jardins de chuva e a substituição das lâmpadas de vapor de mercúrio por sistema LED. “Com isso, até o fator de segurança melhora, porque a iluminação é mais eficiente.”
Outros pontos que podem fazer parte do projeto é a construção de bases da Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM). No encontro de segunda-feira (4), inclusive, foi sugerido um espaço de convivência para estudantes, com quadra poliesportiva, segundo Kitão.