MEIO AMBIENTE

Rio Meia Ponte ganha ecobarreiras para contenção de lixo na Grande Goiânia

Objetivo é eliminar materiais jogados no manancial irregularmente, além de promover conscientização acerca da preservação do meio ambiente

O Rio Meia Ponte, no Setor Balneário, em Goiânia, ganhou na quarta-feira (1/06) uma ecobarreira para a contenção de lixo e resíduos descartados no manancial. (Foto: divulgação/OCB)

O Rio Meia Ponte, no Setor Balneário, em Goiânia, ganhou na quarta-feira (1/06) uma ecobarreira para a contenção de lixo e resíduos descartados no manancial. A iniciativa visa eliminar materiais jogados no local irregularmente, além de promover conscientização acerca da preservação do meio ambiente.

As ecobarreiras são estruturas feitas com cordas, redes e galões, que bloqueiam o escoamento de resíduos – principalmente plásticos – nos rios. A primeira estrutura deste tipo foi instalada no Meia Ponte na quarta (1º), na região Metropolitana da capital, onde são descartados cerca de uma tonelada de resíduos por dia.

Duas canoas seguem descendo o Rio em direção à região do Vale das Pombas, onde será instalada a segunda ecobarreira, no próximo sábado (4).

“Às vezes o cidadão vê o rio e acha que está tudo tranquilo. Mas uma expedição como essa tem a função de mostrar o acúmulo do lixo, isso tem um impacto na população e ajuda na sensibilização ambiental das pessoas”, comenta o arquiteto e ambientalista Luiz Botosso.

Ação conjunta

A ação é realizada do Sistema OCB/GO com o apoio das cooperativas Sicoob Goiás Central, Sicoob Uni e Unimed Goiânia, e teve início no último domingo (29), quando uma expedição com duas canoas e quatro pessoas saiu de um trecho do Rio localizado próximo de Inhumas.

A expedição percorre o Meia Ponte para instalar as duas ecobarreiras.

Todos os resíduos flutuantes recolhidos no local serão coletados e destinados corretamente pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) a cada 15 dias.