Precaução

Risco de rompimento de represa causa interdição da Av. Samambaia, em Goiânia

Informações preliminares repassadas pela Defesa Civil da capital dão conta de que o barramento ficou submerso em razão das fortes chuvas

Parte da Av. Samambaia, em Goiânia, precisou ser interditada na manhã desta segunda-feira (24), sob risco de rompimento de uma represa. (Foto: Divulgação/Defesa Civil Municipal)

Parte da Av. Samambaia, nas proximidades da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, precisou ser interditada na manhã desta segunda-feira (24). O motivo, conforme expõe a Defesa Civil da capital, é a possibilidade de rompimento de uma represa de uma fazenda particular.

Informações preliminares repassadas pelo órgão municipal dão conta de que o barramento ficou submerso em razão das fortes chuvas. Segundo relata a Defesa Civil, devido a grande quantidade de água e infiltração, parte do asfalto está se soltando, o que tem comprometido a via pública e gerado possibilidade de rompimento.

Uma força-tarefa composta por órgãos da Prefeitura e Governo Estadual estão na Av. e avaliam a situação do local. A via, que passa em frente à represa, foi interditada de forma preventiva e não há previsão para ser liberada.

Ainda segundo relata a Defesa Civil, equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) trabalham no sentido de notificar o proprietário da fazenda que fica localizada em um condomínio fechado.

Confira nota da Defesa Civil de Goiânia: 

“Uma força-tarefa composta pelo Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Defesas Civis Municipal e Estadual, atuam no sentido de evitar danos em face da situação de barramento situado no córrego Samambaia, nas proximidades da Universidade Federal de Goiás (UFG), que galgou na manhã desta segunda-feira (24/02).

A força-tarefa imediatamente interditou a avenida Samambaia e isolou a área. Foi solicitada à UFG para abrir o vertedouro do reservatório subsequente, que pertence à instituição. No caso, criam-se as condições para que possa absorver água do barramento a montante, caso haja rompimento e, com isso, minimizar o impacto.

As chuvas vão continuar durante o dia no local e o barramento situado no córrego Samambaia está com o vertedouro entupido. Isso impede que água tenha o seu curso normal, sendo que passou a invadir a pavimentação da avenida Samambaia, cuja estrutura já está fofa.

O reservatório está com nível muito elevado. A força-tarefa faz contatos com a Saneamento de Goiás S/A (Saneago) para que possa auxiliar no descomissionamento, ou seja, a retirada do excesso da água da barragem”.

Veja mais fotos da situação no local

(Foto: Divulgação/Defesa Civil Municipal)
(Foto: Divulgação/Defesa Civil Municipal)
(Foto: Divulgação/Defesa Civil Municipal)