DEU RUIM

Rogério Cruz manda demolir heliponto de Goiânia após helicóptero fazer pouso forçado

A justificativa da destruição é a de que o espaço não é utilizado pelo Paço Municipal.

Rogério Cruz manda demolir heliponto de Goiânia após helicóptero fazer pouso forçado (Foto: Divulgação - Prefeitura de Goiânia)

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, decidiu mandar demolir o heliponto que ficava no terreno da Prefeitura de Goiânia, no Park Lozandes. A exigência aconteceu logo depois de um helicóptero ter feito um pouso forçado no local durante a manhã desta sexta-feira (28). A justificativa da destruição é a de que o espaço não é utilizado pelo Paço Municipal.

De acordo com a administração, o heliponto não é reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Além disso, existem suspeitas de que o espaço estava sendo utilizado para movimentações suspeitas. Todos esses fatores colaboraram para a decisão da demolição.

Máquinas da Prefeitura quebraram a estrutura utilizada para o pouso de helicópteros durante a tarde desta sexta (28).

Leia nota na íntegra:

A Prefeitura de Goiânia informa que inativou o espaço característico a local de pouso, no jardim do Paço Municipal, por este não ser homologado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como heliponto e, ainda, para coibir o uso irregular da área. O local não era utilizado pela administração, que não dispõe de aeronaves.

A decisão foi tomada para resguardar a segurança do prédio e dos servidores, visto que a equipe de vigilância do Paço Municipal percebeu aumento de pousos e decolagens, que poderiam envolver o transporte sem controle de passageiros e cargas.

A aeronave que realizou pouso forçado nesta sexta-feira (28) não tinha como origem nem destino o Paço Municipal. A administração desconhece a natureza do voo, seus ocupantes e responsáveis.

De acordo com a legislação vigente, para efetuar operação de pouso ocasional com helicóptero, em local não homologado, é necessário autorização formal do responsável pelo local. A atual gestão não emitiu nenhuma autorização neste sentido.

Helicoptero fez pouso forçado

Uma aeronave precisou fazer um pouso forçado no heliponto durante a manhã desta sexta (28). Segundo testemunhas, o vento teria sido o motivo da instabilidade. Pessoas que estavam no prédio da sede do governo avistaram o momento em que o helicóptero decolou e, instantes depois, pousou em uma região de mata.

Um vídeo que está circula nas redes sociais mostra a aeronave com dificuldades de se manter no ar. Segundo a Prefeitura, os ocupantes do helicóptero não têm relação com o Paço Municipal. “Informamos não haver ligação entre a mencionada aeronave e a Prefeitura, uma vez que o heliponto é uma estrutura pública”, disse em nota.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mais Goiás (@maisgoias)