CAPACIDADE

Aterro de Goiânia tem mais 20 anos de operação pela frente, diz prefeito

Segundo prefeito de Goiânia, medida é uma das frentes do município para cuidar do meio ambiente

Empresário denuncia aumento de 150% no descarte de entulhos em caçamba no aterro sanitário de Goiânia (Foto: Reprodução - Twitter)

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), disse nessa sexta-feira que a prefeitura trabalha na construção de uma nova célula que vai garantir mais 20 anos de operação ao aterro sanitário da Capital. “Nossa gestão está criando uma nova célula no aterro sanitário de Goiânia para aumentar a capacidade e garantir a operação por 20 anos”, escreveu no Twitter.

Segundo Rogério, a medida é uma das frentes do município para cuidar do meio ambiente. “O que inclui tratar o gás metano, que vem do lixo”.

Ainda segundo ele, um dos objetivos é “viabilizar a geração de biogás ou energia a partir dos resíduos sólidos; outra é reforçar a atuação das cooperativas de reciclagem na cidade para que o volume dispensado no aterro seja reduzido”.

Visita ao aterro sanitário em abril

Vale lembrar, o prefeito Rogério esteve em abril no aterro sanitário e anunciou melhorias. Na ocasião, ele já havia falado de meio ambiente.

Naquele momento, o Ministério Público e a prefeitura já tinham firmado um Termo de Ajuste de Conduta para o tratamento de chorume, os problemas com entrada de resíduos da construção civil, inadequação dos tubos de queima de gases e mais.

“O termo de ajuste de conduta aponta graves problemas ambientais históricos, os quais serão encarados pela nova administração com muito empenho e parcerias com o Ministério Público”, disse Rogério naquele momento.