Pirenópolis ganha serviço de coleta seletiva e incentiva associação de catadores
O serviço inédito de Coleta Seletiva do município é lançado pela Prefeitura de Pirenópolis e tem o objetivo de promover a conscientização e preservação do meio ambiente
A cidade de Pirenópolis, mais conhecida pelas suas cachoeiras e trilhas, agora caminha para ser a cidade com lixo zero. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o município lançou no último dia 26, o serviço inédito de Coleta Seletiva com 18 pontos espalhados pela cidade.
“A coleta é essencial para o município, e, além de preservar o meio ambiente, será de grande impacto para a associação de catadores, o Cata Piri, que contará com melhores condições de trabalho e de renda”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, César Augusto Triers.
O município é ponto turístico de muitos que gostam de realizar passeios ecológicos na cachoeira e trilhas, e agora, toda a cidade está se unindo de uma forma única para levar a cidade para produção de lixo zero.
As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação dizem que trabalharão de forma integrada no sentido de orientar à população quanto ao manejo correto dos recicláveis e rejeitos.
“Temos como meta e já há tratativas em andamento de eliminar o lixão”, conta César Triers. Ele afirmou ainda que não adianta apenas o esforço com a implantação de contêineres e caminhão de coleta e que assim contas com a consciência e o envolvimento dos cidadãos.
Ainda de acordo com as secretarias, inicialmente, o projeto conta com 18 ecopontos verdes para lixo seco/ reciclável, além de outros três outros para dispensa de vidro. Mais uma novidade para esse ano ainda cidade serão pontos de coleta de lixos eletrônicos, a princípio serão duas unidades.
Bruna Ariadne compõe o programa de estágio do Mais Anápolis sob supervisão de Palloma Pires.