PARA FAMÍLIAS CADASTRADAS

Safra de pequi da Emater será doada para famílias goianas em 2024

Distribuição vai começar no mês de outubro, época de colheita do fruto

Imagem mostra pequis, frutos característicos do Cerrado brasileiro.
Imagem mostra pequis, frutos característicos do Cerrado brasileiro.

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e pesquisa Agropecuária (Emater) assinou uma parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para a doação da safra de pequi do ano de 2024. Ela será destinada a famílias em situação de vulnerabilidade social que estejam cadastradas na OVG.

Os frutos doados são cultivados em uma Estação Experimental na sede da Emater, em Goiânia. Ao todo, cerca de 1 mil pés de pequi estão plantados no local. A distribuição vai começar no mês de outubro, época de colheita do fruto.

Saiba mais:

A partir da colheita começam a pesagem e o armazenamento dos dados. Os pequis serão destinados ao Banco de Alimentos da OVG e depois serão entregues em todos os 246 municípios goianos.

“Sabemos que nem todos têm acesso ao nosso pequi, por isso doamos nossos excedentes para o Banco de Alimentos da OVG, que vai distribuir para as famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pela instituição. No ano passado, a produção da Emater bateu recorde e foi possível doar 7,5 toneladas, o que foi um sucesso”, afirma o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

O presidente ainda afirma que este ano a oficialização da doação foi antecipada para dar oportunidade a mais famílias.

“Agora decidimos nos antecipar e já formalizamos essa parceria com o Goiás Social, que é gerido pela primeira-dama Gracinha Caiado. Nosso objetivo é dar a oportunidade de mais goianos terem acesso ao pequi, que é símbolo da nossa culinária” reforçou.

No ano passado, 10 toneladas do fruto foram colhidas e, desse total, 7,5 toneladas foram doadas. Para o ano de 2024 a expectativa é de superar esse número com o objetivo de complementar a alimentação da população.

Todos esses alimentos são frutos de doações realizadas por concessionárias, permissionárias e pequenos produtores com o objetivo de abastecer os estoques da Emater e evitar o desperdício.

Saiba como receber

Para ter direito ao benefício, a família deve estar cadastrada na OVG. Para isso deve apresentar à Gerência de Benefícios Sociais, a Folha Resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para mais informações, basta entrar em contato com a OVG.