Safra de pequi da Emater será doada para famílias goianas em 2024
Distribuição vai começar no mês de outubro, época de colheita do fruto
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e pesquisa Agropecuária (Emater) assinou uma parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para a doação da safra de pequi do ano de 2024. Ela será destinada a famílias em situação de vulnerabilidade social que estejam cadastradas na OVG.
Os frutos doados são cultivados em uma Estação Experimental na sede da Emater, em Goiânia. Ao todo, cerca de 1 mil pés de pequi estão plantados no local. A distribuição vai começar no mês de outubro, época de colheita do fruto.
Saiba mais:
- Goiana vence torneio no Tocantins após roer quase 90 pequis em 10 minutos
- Oito curiosidades e fatos sobre o pequi que você precisa saber
A partir da colheita começam a pesagem e o armazenamento dos dados. Os pequis serão destinados ao Banco de Alimentos da OVG e depois serão entregues em todos os 246 municípios goianos.
“Sabemos que nem todos têm acesso ao nosso pequi, por isso doamos nossos excedentes para o Banco de Alimentos da OVG, que vai distribuir para as famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pela instituição. No ano passado, a produção da Emater bateu recorde e foi possível doar 7,5 toneladas, o que foi um sucesso”, afirma o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
O presidente ainda afirma que este ano a oficialização da doação foi antecipada para dar oportunidade a mais famílias.
“Agora decidimos nos antecipar e já formalizamos essa parceria com o Goiás Social, que é gerido pela primeira-dama Gracinha Caiado. Nosso objetivo é dar a oportunidade de mais goianos terem acesso ao pequi, que é símbolo da nossa culinária” reforçou.
No ano passado, 10 toneladas do fruto foram colhidas e, desse total, 7,5 toneladas foram doadas. Para o ano de 2024 a expectativa é de superar esse número com o objetivo de complementar a alimentação da população.
Todos esses alimentos são frutos de doações realizadas por concessionárias, permissionárias e pequenos produtores com o objetivo de abastecer os estoques da Emater e evitar o desperdício.
Saiba como receber
Para ter direito ao benefício, a família deve estar cadastrada na OVG. Para isso deve apresentar à Gerência de Benefícios Sociais, a Folha Resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para mais informações, basta entrar em contato com a OVG.