Saiba como denunciar descumprimento das medidas restritivas em Goiânia
Denúncia pode ser feita de forma anônima
A Central de Fiscalização da Covid-19 começou, nesta segunda-feira (1), a monitorar o cumprimento do novo decreto municipal que determina o fechamento de atividades não essenciais em Goiânia e endurece restrições contra aglomerações. Os agentes da Central contam com meios de denúncia utilizados pela população para ajudar na fiscalização, o que inclui um aplicativo onde a pessoa pode denunciar, de forma anônima, aglomerações ou estabelecimentos abertos sem autorização.
O novo decreto, assinado pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), especifica os tipos de estabelecimentos que podem funcionar ao longo de sete dias. Além disso, o documento traz novas determinações para combater aglomerações e, assim, evitar a proliferação do coronavírus, causador da covid-19. Para denunciar qualquer violação às medidas, a pessoa pode recorrer aos seguintes meios:
Aplicativo da prefeitura
O aplicativo Prefeitura 24 horas pode ser baixado em celulares com Android e iOS. A pessoa pode acessá-lo fazendo um cadastro ou de forma anônima. Através dele, é possível denunciar aglomerações, estabelecimentos abertos sem autorização, árvores caídas, trabalho infantil, descarte irregular de entulho e até indicar a localização de pessoas em situação de rua.
Telefone
A pessoa também pode fazer denúncias pelos telefones de órgãos da prefeitura. Para falar com a Guarda Civil Metropolitana e denunciar perturbação pública, o número é 153. Para denunciar barulho e festas clandestinas, o número da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) é o 161.