Saiba mais sobre o Festival italiano de Nova Veneza no Mais Goiás.doc
A reportagem entrevistou a idealizadora, a chefe de cozinha do evento, o prefeito da cidade e pessoas que fizeram apresentações no local
O Mais Goiás.doc desta semana mostrou como é realizado o festival italiano de Nova Veneza, que aconteceu de 4 a 7 de agosto. A reportagem entrevistou a idealizadora, a chefe de cozinha do evento, o prefeito da cidade e pessoas que fizeram apresentações no local. Assista ao material completo no final da matéria.
O festival italiano de Nova Veneza é uma das principais festas culturais de Goiás. A cidade, que fica a 30 quilômetros de Goiânia e tem cerca de nove mil habitantes, concentra a maior imigração italiana do Centro-Oeste e esconde uma rica história cultural. Em média, 60% de seus moradores são descendentes de italianos, que migraram para a região há mais de 100 anos.
Sonea Stival é a idealizadora da festa. Ela disse que conviveu com sua avó, que é italiana, na infância e isso refletiu muito nos seus costumes. Segundo ela, há muito tempo, ela e alguns amigos diziam que iriam organizar uma festa italiana na pequena cidade de Goiás, mas os planos nunca eram executados. Um certo dia, além de planejar, eles fizeram acontecer e organizaram o festival, que aconteceu em novembro de 2003, com ajuda e doações da população de toda a cidade.
Foram tantas pessoas para o festival, que a equipe precisou comprar mais ingredientes para fazer macarrão, pois a quantidade que eles haviam comprado tinha acabado no penúltimo dia.
Hoje a festa, na sua 16ª edição, aguarda 100 mil visitantes. Para Sonea, o evento é muito importante para a cultura do município, pois é uma oportunidade de deixar viva a cultura italiana na cidade que fica no coração de Goiás.
Saiba mais sobre o Festival Italiano de Nova Veneza:
Vânia Alves é a chefe de cozinha do evento. Ela revelou que não imaginava, após a covid-19, voltar a organizar toda culinária do festival. A cozinheira também disse que o evento foi muito importante na sua vida e a ajudou a sair de uma depressão.
“Quando as meninas chegaram aqui, a gente não acreditava que estávamos juntas de novo”, disse com os olhos cheios de lágrimas.
A cozinheira de mãos cheias mostrou como as comidas são preparadas e também mostrou como é feito um dos principais pratos da festa: o macarrão à carbonara. Vânia também revelou seu tempero principal: muito amor e dedicação.
De acordo com a chefe, o Festival Italiano de Nova Veneza ajuda financeiramente toda população veneziana. Desde o produtor às auxiliares de cozinha, todos são moradores da pequena cidade.
Costa – como é conhecido o prefeito do município – afirmou que todos ficaram muito tristes quando, em razão da covid-19, não puderam realizar a festa.
O gestor disse que o evento é muito importante para a cidade e está muito feliz com a volta do festival. “Isso aqui é o 13º e o 14º salário da nossa população”.
Assista a mais episódios do Mais Goiás.doc:
Veja como foi a retomada da Romaria de Trindade no Mais Goiás.Doc
História das escolas de samba de Goiânia é tema do Mais Goiás.doc; assista.