Saiba o que provocou a neblina que encobriu Goiânia nesta quinta (23)
Vídeo gravado por um leitor do Mais Goiás do alto de um prédio, na capital, mostra o horizonte totalmente tampado pela névoa
A cidade de Goiânia amanheceu coberta por neblina, nesta quinta-feira (23). Um vídeo gravado por um leitor do Mais Goiás do alto de um prédio, na capital, mostra o horizonte totalmente tampado pela névoa. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que a neblina é a condensação do vapor d’água que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida.
“Quando o solo está úmido, em razão principalmente das chuvas, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água. Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar-se, formando aquela fumaça branca que nos atrapalha a enxergar o que está a nossa frente”, explica André.
A condensação provocou baixa visibilidade e acarretou em cancelamento de voos no Aeroporto de Goiânia na manhã desta quinta.
Neblina e chuva não vão durar
No entanto, esse tempo chuvoso e de neblina não deve continuar em Goiânia durante o final de semana. André afirma que um sistema de pressão entre São Paulo e Minas Gerais vai dificultar o trânsito de nebulosidade e, consequentemente, inibir as chances de chuva.
“Pode ser que haja uma chuva bem levinha, mas esse sistema dificulta essa formação de nuvens de chuva. Com isso, [a expectativa é de que ] nós teremos um tempo mais estável, com mais horas de sol. A partir desta sexta nós já teremos essa caracterísica, que deve continuar durante todo final de semana”, afirma.