Saiba qual é a avenida de Goiânia que registrou mais de 3 mil multas em janeiro
A Avenida Perimetral Norte, em Goiânia, registrou 3.203 multas por excesso de velocidade em janeiro.…
A Avenida Perimetral Norte, em Goiânia, registrou 3.203 multas por excesso de velocidade em janeiro. Todos flagrantes foram feitos por radares eletrônicos na via, que permite aos veículos trafegarem entre 40 km a 60 km.
Com isso, a média é de 103 multas por dia, número superior a todo 2021, quando a média diária foi de cerca de 75. Ao todo, foram aplicadas 27.125 multas por excesso de velocidade naquele ano.
Vale destacar, nos últimos quatro anos, segundo dados da secretaria municipal de Mobilidade (SMM), foram 33 mortes e 1.640 acidentes.
Justificativa para aumento na média de multas
O gerente de Educação para o Trânsito da SMM, Horácio Ferreira, explica o aumento da média de multas. Segundo ele, “estávamos dentro de um cenário pandêmico – e ainda estamos -, onde os protocolos restringiam mais o vai e vem de veículos. Agora, com todas as escolas abertas, todo público ativo, toda comunidade escolar ativa, os protocolos de saúde são diferentes daqueles do ano passado”.
Ele expõe, ainda, que uma em uma metrópole como Goiânia, quando uma restrição retira mil pessoas da via pública (por exemplo), há um grande impacto no trânsito. “E quando os protocolos são amenizados, vemos uma maior presença de pessoas se deslocando por veículos”.
Horácio explica que, por meio de observação, é possível constatar que após um período parado, com maior flexibilidade as pessoas tendem a “correr atrás do prejuízo e acabam transitando com maior tensão. Isso reflete diretamente no trânsito”.
Origem da Perimetral
Outro fator que Horácio comentou é a origem da via. Ele lembra que a Perimetral Norte foi criada em sua essência para ser um anel viário que ligaria rodovias estaduais e federais do Leste e Norte. Porém, se tornou uma via arterial com o crescimento da cidade.
“O trânsito de veículos é intenso e bastante heterogêneo (com caminhões de pequeno, médio e grande porte), linhas de ônibus, alto índice de automóveis, fora as motocicletas e bicicletas que ali trafegam”, expõe. Segundo ele, hoje as pessoas deixam os comércios e acessam a via – que já teve velocidade de 70 km/h -, mudando a dinâmica do local.
Ele cita também o fator comportamental dos condutores buscarem rotas alternativas e criarem pontos de adensamento que antes não existiam. “Lá sempre foi um local adensado, mas o comportamento, hoje, está excedendo em muitos pontos.”
Desta forma, segundo o gerente de Educação para o Trânsito, a combinação de excesso de velocidade e muitos veículos aumenta a probabilidade de acidentes. “E com alta velocidade, a gravidade é inevitável.”
SMM
Por meio de nota, a pasta também esclareceu que a Avenida Perimetral Norte é sinalizada horizontalmente, verticalmente, e tem velocidade máxima permitida de 60km/h. Além disso, conta com seis pontos de fiscalização eletrônica (40km/h e 50km/h), além de 21 semáforos ao longo da via (ponto da GO-070 ao Jardim Guanabara, acesso à BR-153).
“É importante destacar que as maiores causas se acidentes de trânsito são; falta de atenção, desobediência à sinalização, velocidade incompatível e ingestão de bebida alcoólica”, destacou a SMM.