BRASÍLIA

Saiba quem era o autor de atentado que morreu após explosões de bombas em frente ao STF

O homem tinha 59 anos e era natural de Santa Catarina. Ele disputou as eleições de 2024 pelo PL

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) identificou como Francisco Wanderley Luiz o autor do atentado com bombas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). O homem tinha 59 anos e era natural de Santa Catarina. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (13/11), após ao menos duas explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Francisco Wanderley era conhecido por ‘Tiu França’. Ele foi candidato ao cargo de vereador da cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina, pelo Partido Liberal (PL), nas eleições de 2024.

Nas redes sociais, o homem fazia constantes críticas ao STF e ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Wanderley estava morando em Ceilândia, cidade satélite do DF, há alguns dias. Segundo levantamentos iniciais, o autor do atentado alugou a residência para planejar o crime.

Ainda de acordo com informações preliminares, Francisco morreu após duas explosões na Praça dos Três Poderes. Ele teria arremessado artefatos explosivos na estátua da Justiça, nas proximidades do STF, mas foi atingido por uma delas.

O homem foi encontrado com um timer na mão e artefatos suspeitos em um cinto que usava. A PMDF chegou a desativar quatro artefatos suspeitos. Três deles estavam no referido cinto. O quarto era um extintor explosivo.

A Polícia Federal investiga o ocorrido e apura se o autor do atentado nas proximidades do STF teve auxílio de mais pessoas.