Samu já está preparado para receber pacientes de Manaus em Goiânia
Por conta do colapso na saúde, os pacientes manauaras estão sendo levados para outras capitais no Brasil
A princípio, de seis a oito viaturas já estão preparadas para receber os pacientes com covid-19 de Manaus, em Goiânia, nesta sexta-feira (15). Os profissionais aguardam na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para buscar os doentes no aeroporto.
Ao Mais Goiás, Tony Regis, enfermeiro e coordenador técnico do Samu disse que os pacientes desembarcarão no aeroporto de Goiânia, no terminal antigo, e serão levados para o Hospital das Clínicas (HC) pelo serviço.
Ele informou, ainda, que, se houver mais pacientes manauaras, eles serão distribuídos em outros hospitais da capital e se for preciso, mais viaturas estarão disponíveis para fazer o transporte.
Crise na saúde
Com a nova explosão de casos de covid no Amazonas, o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus na última quinta-feira (14). Com isso, pacientes internados que dependiam do tratamento morreram por asfixia, segundo relatos de médicos que trabalham na capital amazonense.
Depois disso, o governo federal anunciou iria transferir pacientes para outros estados. O primeiro local que recebeu os pacientes foi a capital do Piauí, Teresina.