Cidade goiana suspende concurso público após denúncia de fraude e recomendação do MP
Prova seria realizada no próximo dia 17 de novembro
A prefeitura de Santa Fé de Goiás, município localizado na região central de Goiás, suspendeu o concurso público regido pelo edital 1/2024, que previa a seleção para 27 cargos efetivos. O anúncio da suspensão foi divulgado em rede social do governo local, e acontece após recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
Assim, como informado pela prefeitura, as provas estavam marcadas para aplicação já no próximo final de semana. Conforme divulgado no portal da banca organizadora do certame, as inscrições foram encerradas em agosto deste ano.
O processo seletivo oferecia um total de 97 vagas para diversos cargos, incluindo os de: cozinheira, operador de máquinas, auxiliar de serviços, coveiro, coletor de lixo, eletricista, gari e motorista. A remuneração prevista variava de R$ 1.412,00 a R$ 5.000, com carga horária de 30 a 40 horas.
Prefeitura de Santa Fé de Goiás suspende concurso e se manifesta por comunicado
A prefeitura da cidade divulgou um comunicado sobre a suspensão do certame. Veja a íntegra abaixo:
“O município de Santa Fé de Goiás/GO, nesta ato pela comissão organizadora de concurso, comunica a suspensão do concurso público 001/2024 e, consequentemente, das provas que seriam realizadas em 17/07/2024, devido acatamento de recomendação do Ministério Público (processo 202400580824). Qualquer nova comunicação referente ao concurso será pública no site oficial do Município e no site https://itecconcursos.com.br/informacoes/56”, diz o aviso
Recomendação do MP-GO ocorre após denúncia de fraude
A recomendação do Ministério Público de Goiás, conforme apontado pelo promotor de Justiça Luan Vitor de Almeida Santana, ocorre em razão de uma denúncia de suposto favorecimento ilícito de candidatos. Apoiadores da gestão atual do município estariam entre os beneficiados pelo esquema. Se os casos fossem confirmados, configurariam crimes como vantagem ilícita e quebra de isonomia.
Segundo o promotor, o Instituto de Tecnologia e Educação Ltda. (Itec) também é alvo de diversas investigações que apuram a legalidade da contratação e irregularidades nos certames, com favorecimentos indevidos, por meio de fraudes na aplicação e na correção de provas nos concursos.
Pelo menos cinco concursos da mesma banca foram anulados por irregularidades
O promotor cita, inclusive, que pelo menos cinco concursos realizados pelo instituto foram anulados, em razão de irregularidades.
Ainda conforme o promotor, apurações preliminares evidenciaram haver indícios de ilegalidades e irregularidades no concurso de Santa Fé de Goiás.
O Mais Goiás entrou em contato com o Instituto de Tecnologia e Educação Ltda. (Itec) e aguarda um posicionamento.