DDA

Saúde informa ações para controle da Doença Diarreica Aguda, que está em 16 cidades goianas

Monitoramento constante, investigação epidemiológica e fortalecimento da rede de atenção básica fazem parte da lista

Trinta porcento das cidades de Goiás estão com surto de diarreia aguda
Trinta porcento das cidades de Goiás estão com surto de diarreia aguda (Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informou ao Mais Goiás as ações realizadas de controle e prevenção da Doença Diarreica Aguda (DDA), que já está em 16 municípios de Goiás – entre eles, Goiânia.

Uma das ações destacadas pela pasta é o monitoramento constante. “A secretaria intensificou o monitoramento dos casos de DDA em todo o estado, com o objetivo de identificar novos focos e avaliar a eficácia das medidas adotadas.”

Conforme a SES, o Estado tem orientado os municípios e profissionais de saúde quanto a importância da notificação de surtos de forma imediata, bem como para a coleta de material biológico para pesquisa e identificação do agente causador, que pode ser vírus, bactérias, protozoários ou outros parasitas.

Além disso, revela que tem feito a investigação epidemiológica, enviando equipes para municípios afetados, a fim de identificar os fatores de risco e as possíveis fontes de contaminação. Em parceria com as equipes das cidades, iniciou ações de conscientização para orientar a população sobre as medidas de prevenção da DDA, “como a importância da higiene das mãos, isolamento dos casos suspeitos, evitando o contato e dispersão da doença”.

Há, ainda, o fortalecimento da rede de atenção básica, por meio do envio de insumos e medicamentos para os municípios que solicitaram.

DDA

Na última quarta-feira (21), a SES-GO informou que Goiânia entrou na lista de cidades goianas com surto de diarreia aguda. Além da capital, outros 15 municípios enfrentam o referido problema. No total, naquele dia, Goiás já tinha registrado 3.041 casos da Doença Diarreica Aguda (DDA), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com a pasta, é esperado o aumento de casos nos meses de agosto e setembro.

Ainda conforme a SES, os municípios com surtos ativos da doença são: Cavalcante e Monte Alegre, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Cachoeira Alta, Goiatuba, Caturaí, Caldas Novas, Porangatu, Goiânia, Inhumas, Trindade, Firminópolis e Campos Belos. Este último com o maior número de casos.

Inclusive, a secretaria destaca que, no município, realizou a análise da qualidade da água em diversos pontos afetados, com o objetivo de identificar possíveis contaminações e orientar as ações de tratamento e desinfecção.