Secretaria Cidadã oferece atendimento a vítimas de violência sexual
O Centro de Referência Estadual da Igualdade oferece atendimento para pessoas que sofreram abusos. Negros e LGBT's também podem procurar ajuda
Nesta semana foi sancionada a lei que dispõe sobre a adoção de medidas de prevenção e de combate ao abuso sexual e violência contra a mulher em meios de transporte público. E diante deste tipo de violência sexual, é importante que entidades articuladas deem apoio às vítimas de violência.
O Centro de Referência Estadual da Igualdade (Crei), da Secretaria Cidadã oferece diversos atendimentos não somente para mulheres, como também para negros e LGBT’s.
Sobre o atendimento, o Secretário Murilo Mendonça explica: “ao chegar no Crei, a vítima de violência física, psicológica, sexual ou patrimonial é acolhida e recebe um primeiro atendimento, preenchendo uma ficha. A atendente encaminha a vítima para a assistente social, psicóloga ou advogada, dependendo do caso. Os profissionais identificam quais são os atendimentos necessários”.
Dependendo do caso, o Crei aciona a Patrulha Maria da Penha para acompanhar a mulher até a delegacia ou para o Centro de Valorização da Mulher (Cevam), caso necessite ficar abrigada. Elas podem ainda ser encaminhadas a algum Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ou para o Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem), da Defensoria Pública Estadual, para pedir medidas protetivas.
O Crei está localizado na Praça Cívica, no bloco D da Secretaria Cidadã.