EM TESTE

Secretaria de Mobilidade inicia teste de semáforos inteligentes e com câmeras em Goiânia

Dois pontos da capital terão o dispositivo. O equipamento do cruzamento da Avenida Cerrado com a Avenida Olinda, no Setor Park Lozandes, na região Leste já está funcionando

Secretaria de Mobilidade dá início a teste de semáforos inteligentes com câmeras em Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) deu início, nesta semana, ao teste de semáforos inteligentes com câmeras em Goiânia. O teste acontecerá em dois pontos da cidade, mas só em um deles o equipamento já está a funcionar: no cruzamento das avenidas Cerrado com Olinda, no Setor Park Lozandes. No outro ponto, que fica no encontro da avenida Castelo Branco, com a Jaraguá, no setor Rodoviário, o semáforo será ligado na próxima semana.

“O da avenida Castelo Branco deve iniciar o teste na semana que vem porque os semáforos de lá são temporizados, ou seja, tem o dispositivo de cronograma. Esse equipamento não consegue receber essa tecnologia inteligente e por isso estamos fazendo a substituição para fazê-los se comunicarem um com o outro durante o teste”, explicou o secretário-executivo de Mobilidade, Ciro Meireles.

Tecnologia busca dar maior fluidez ao trânsito

A instalação do equipamento se deu nos aparelhos semafóricos e direcionada para as faixas de tráfego. “As câmeras possuem um sensor capaz de identificar a quantidade de veículos que trafegam naquele ponto, por minuto, de forma a calcular o fluxo em cada via semaforizada. Com isso, ele [o sinal] fecha onde tem menos fluxo e abre no que tem fluxo maior. O objetivo é dar fluidez ao trânsito da cidade de forma inteligente”, disse o secretário-executivo.

Os testes com os semáforos inteligentes vão durar 30 dias. “Se der certo, teremos um termo e a licitação. Em um prazo de 90 dias, acredito que começamos a implantar na cidade. Não haveria a troca de todos, mas nas grandes avenidas. Hoje, uma média de 150 cruzamentos necessita dessa tecnologia”, avaliou o secretário, Ciro Meireles.

O titular da pasta reforça que o semáforo inteligente não tem caráter fiscalizatório e punitivo, apenas à agilidade na fluidez do trânsito. “Esse semáforo é de caráter única e exclusivamente para colaborar na fluidez no trânsito”, concluiu Meireles.