VACINAÇÃO CONTRA COVID

Secretaria de Saúde afirma que conselho não compra doses de vacina

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia desmentiu a informação de que o Conselho Federal…

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia desmentiu a informação de que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) comprou doses da vacina contra covid-19 e disse, por nota, que todas as doses até hoje disponibilizadas foram de forma gratuita, pelo SUS. O ex-deputado federal Jovair Arantes (MDB) informou, na quinta (4), ao jornal O Popular, que foi vacinado regularmente por ser dentista, com imunizantes comprados pelo CFO.

Ao Mais Goiás, o CFO confirmou que não compra vacina, mas que pediu ao Ministério da Saúde (MS) que dentistas fossem incluídos no grupo prioritário da imunização. Destaca-se que o ofício enviado pelo conselho ao MS solicita a inclusão de Cirurgiões-Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal, Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária no grupo prioritário.

Na planilha do CFO, estão incluídos todos aqueles que possuem código CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e número de registro no Conselho, independente de atuação. Ainda ao O Popular, o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) confirmou que o critério definido é a inscrição profissional ativa. O portal tentou contato com o CRO, mas não teve sucesso.

Nota da prefeitura

A prefeitura, por meio da SMS, informou, por nota, que “ao contrário do que vem sendo divulgado, a Secretaria de Saúde de Goiânia esclarece que a vacina contra Covid-19 é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita, assim como outros imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI)”. Ainda de acordo com a pasta, até que sejam atingidas as metas de vacinação, o SUS tem prioridade na compra de todas vacinas destinadas à imunização contra Covid-19.

Além disso, “a vacinação dos profissionais de saúde em Goiânia segue critérios do Ministério da Saúde e está sendo realizada pela SMS. Mas cabe aos conselhos a fiscalização no sentido de verificar quem está inscrito em Goiânia e atuando na assistência ao paciente”.

O ex-deputado federal por seis mandatos foi imunizado na quinta, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), na capital, ao lado de odontólogos, auxiliares, etc. “Todos os dentistas, aposentados ou não, estão vacinando. Trata-se de um deliberação da categoria”, disse o emedebista de 69 anos ao jornal.

Em relação a casos de “fura-filas”, a SMS informou o portal que quem investiga a questão é o Ministério Público.