Secretário de Bela Vista é picado por cobra venenosa e dirige 12 km atrás de socorro
O caso ocorreu na última quarta-feira (22) e demandou a transferência do secretário de Bela Vista para o HDT, em Goiânia
O secretário de Finanças da prefeitura de Bela Vista, Elcione Márcio Campos, precisou dirigir 12 quilômetros da fazenda onde mora até a cidade para ser atendido depois de ser picado por uma cobra jararacuçu, espécie venenosa que mais ataca no Brasil. O caso ocorreu na última quarta-feira (22) e demandou a transferência do secretário para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, onde ainda está internado. O secretário tem 41 anos.
Ao Mais Goiás, Elcione conta que saiu da prefeitura por volta das 17h45 de quarta-feira e foi para a fazenda onde mora, a 12km da cidade. O servidor conta que estava em casa e percebeu que o rego que abastece poço dos peixes estava seco. Munido de uma lanterna, foi descalço resolver o problema.
Já no local, Elcione decidiu que só solucionaria o problema do poço no dia seguinte, uma vez que já havia anoitecido e por causa da região de brejo com vegetação alta. Foi quando já voltava pra casa que o ataque veio. “Eu estava com muita pressa, justamente por medo de cobra. Assim que pensei ‘Vou ver isso amanhã, porque está perigoso cobra’, já senti a picada e já chutei pra longe”, disse.
O secretário diz que ainda conseguiu identificar a cobra como uma jararacuçu de um metro e meio, antes de ela entrar na água. Ele conta que correu para casa e só tirou parte do barro que estava e, já com dor de cabeça, pegou o carro e começou a fazer o trajeto de volta para Bela Vista. No meio do caminho, segundo Elcione, sua perna começa a inchar e ficar dormente, com uma dor intensa.
Secretário de Bela Vista já tem previsão de alta
O homem deu entrada no hospital municipal de Bela Vista e, por causa da gravidade, foi imediatamente encaminhado para o HDT, em Goiânia. De acordo com o secretário, levou menos de duas horas entre o ocorrido da picada até a chegada no HDT, onde ainda está internado.
Ao Mais Goiás, Elcione relata que chegou à unidade “se retorcendo de dor”, sendo atendido após cerca de meia hora. Em nota, o HDT informou que o estado do paciente é regular, com previsão de alta em até 48 horas. Nenhum tipo de procedimento cirúrgico foi necessário.
Cobra jararacuçu é responsável por 90% dos envenenamentos do Brasil
Conforme a Fiocruz, a cobra jararacuçu é responsável por 90% dos envenenamentos por serpente no Brasil. Seu veneno causa hemorragia, inchaço e destrói os tecidos na região da picada. “É de longe a cobra que mais pica seres humanos no país”, informou.
“Existem cerca de 260 espécies de serpente conhecidas no Brasil. Destas, 40 são capazes de envenenar pessoas e animais. Os venenos de cada grupo de cobra são bem diferentes. Por isso, a picada de cada cobra causa efeitos diversos. Para cada um desses venenos, há um soro. Por isso é importante saber direito qual cobra deu a picada”, concluiu o instituo.