Secretário de Meio Ambiente presta contas na Câmara de Aparecida após críticas de vereadores
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia, Cláudio Everson, prestou contas…
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia, Cláudio Everson, prestou contas à Câmara Municipal em sessão realizada na manhã desta terça-feira (7). Ele explicou que por se tratar de uma Secretaria de caráter fiscalizador é sempre importante dar satisfação do seu trabalho.
A questão é que o secretário foi alvo de críticas em sessão realizada no final de novembro, com repercussões causadas pela antecipação da eleição da Mesa Diretora na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. A sessão na ocasião foi marcada por troca de farpas entre os vereadores e acusações para um suposta interferência do deputado federal Professor Alcides (PP) na casa legislativa durante o processo de reeleição do presidente André Fortaleza (MDB).
Naquela sessão, o vereador Roberto Chaveiro (Podemos) relatou que no final de semana anterior recebera uma ligação de uma amiga durante uma abordagem da pasta comandada por Cláudio Everson, que é ligado a Professor Alcides, sobre som automotivo. Para resolver a situação, tentou entrar em contato com o secretário, mas não obteve sucesso. O que, segundo, o parlamentar tinha relação direta com a escolha dele na eleição antecipada da mesa, em favor de André Fortaleza.
“Não entendi se o motivo de ele não ter me atendido foi devido ao processo das eleições da presidência da Mesa. Um dia ele me ligou e pediu para que não votasse em André Fortaleza, pois não era da votado do Professor Alcides e que se não acontecesse a parceria com o deputado federal seria revista”, disse ao vereador Aldivo Araújo (MDB), que foi adversário de André Fortaleza.
Na ocasião, outros vereadores também relataram suposta tentativa de interferência do deputado federal nas eleições. André Fortaleza chegou a dizer que iria interpelar o secretário através de ofício.
Tanto Professor Alcides quanto o vice-prefeito Vilmar Mariano (MDB) articularam para que um nome alternativo a Fortaleza assumisse a Câmara para o biênio 2022-2023.
Busca por apaziguar a situação
Assim, a presença do secretário teve a função de apagar o incêndio causado na Câmara Municipal.
“De certa forma, temos um município com uma particularidade de ter extensão territorial maior que a capital, o que dificulta o trabalho. Mas, por conta disso, foi uma recomendação minha que fizéssemos um certame já em janeiro, para aumentar o número de fiscais”, justificou.
“Sempre que é convidado ou precisa esclarecer um fato não mede esforços para comparacer nesta casa. Essa é a forma como tratamos o Executivo, unindo para resolver os problemas da melhor maneira possível”, pontuou André, que completou afirmando que os vereadores entendem essa característica e colocou o Poder Legislativo à disposição da Secretaria.
Cláudio Everson informou que, apesar do caráter fiscalizatório, a Secretaria tem outras atividades que vem destravando inúmeros processos que estavam parado e que, apesar do período de crise econômica, a pasta registrou um aumento considerável de abertura de empresas.
“Trago um abraço do prefeito Gustavo Mendanha e do deputado Professor Alcides. Me coloco à disposição de trazer informações necessárias. Três parque já estão em processo licitatório: Alto Paraíso, Tiradentes e Maria Inês, que irão ser executados com recursos próprios”, cumprimentou.
Assim, Cláudio Everson avaliou que já atendeu reivindicações paliativas de diversos vereadores, como do vereador Arnaldo Leite (MDB) em relação ao Parque da Criança,.
Por fim, o Secretário de Meio Ambiente garantiu que buscará manter um canal de comunicação direto com os vereadores.