FURA FILA

Secretário de Santa Rita do Novo Destino é denunciado por desviar vacinas

De acordo com o MP-GO, doses foram aplicadas em pessoas próximas da administração municipal

(Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O secretário de Saúde do município de Santa Rita do Novo Destino, a cerca de 200 km de Goiânia, foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás por desvio de vacinas contra Covid-19. Marcelo Gomes de Moraes, junto com outras duas enfermeiras, Isaura Vieira da Cunha e Ladyanne Araújo dos Santos Tosta são acusados de destinar usar doses que seriam aplicadas nos profissionais de saúde para pessoas ligadas à administração municipal

De acordo com o órgão, doses foram desviadas para vacinar quatro pessoas: João Ferreira de Sousa, cunhado do prefeito da cidade, Joana D’Arc Rosa, servidora pública aposentada, Edimar Ribeiro Mendonça, controlador interno do município, e Vanderlei Raimundo Soares, secretário de Transportes.

Para fazer o desvio, as enfermeiras afirmaram que vacinas haviam sobrado e que o secretário de Saúde havia determinado busca ativa para a aplicação das mesmas. Além disso, os três denunciados teriam registrado o controlador interno e o secretário de Transportes como profissionais da saúde.

De acordo o promotor responsável pelo caso, Tommaso Leonardi, todas as pessoas vacinadas tinham relação com a administração pública municipal, seja pelo cargo que ocupavam, seja pelo contato próximo com algum gestor. Essa relação possibilitou que elas pudessem furar a fila da vacina. O promotor ressaltou, entretanto, que não ofereceu denúncia contra as pessoas imunizadas porque elas foram convidadas pelos autores.

Marcelo e as enfermeiras foram denunciados pelos crimes de peculato e inserção de dados falsos em sistema de informação. Se condenados, podem pegar entre quatro e 24 anos de prisão. O MP-GO também solicitou o bloqueio de bens de todos no valor de R$ 50 mil.

O Mais Goiás não conseguiu localizar a defesa dos denunciados. O espaço está aberto para manifestação.