Comércio

Secretário diz que comerciantes atravessam dificuldades de adaptação a novas regras

Reabertura de estabelecimentos em Goiânia foi autorizada com a adoção de uma série de protocolos sanitários

"Faltou conscientização dos empresários", diz secretário de Iris

Após praticamente uma semana da autorização da reabertura de diversas atividades econômicas em Goiânia, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Walisson Moreira, avalia que comerciantes ainda estão enfrentando dificuldades para retomar as atividades dentro das novas regras. Estabelecimentos puderam reabrir as portas na última terça-feira (14).

De acordo com o secretário, nem todos os locais autorizados reabriram. “Alguns comerciantes não conseguiram voltar na primeira semana porque tem repor estoque, recontratar pessoas. Os que voltaram muitos estão com dificuldade para se adaptar aos protocolos que são rígidos. A gente percebe que a vontade de voltar é maior e todo mundo quer voltar com segurança sanitária”, explicou.

Moreira afirmou que, de modo geral, os comerciantes têm respeitado, mas ainda há muitas dúvidas quanto a diversos assuntos. Ele argumenta que há uma necessidade dos proprietários entenderem os protocolos estaduais, municipais, os decretos. O gestor relata que a Sedetec tem procurado orientar de forma específica cada segmento.

“Percebemos também o engajamento das associações, dos sindicatos, das lideranças de cada segmento em manter tudo funcionando, pois o prefeito foi muito claro, se não tiver segurança sanitária, a prefeitura pode voltar a fechar alguns segmentos para não piorar mais a situação da Covid-19 em Goiânia”, relatou.

Saúde

Quanto a uma avaliação da primeira semana de abertura das atividades do comércio em Goiânia, a Secretária de Saúde, Fátima Mrué, afirmou que os dados ainda estão sendo finalizados e que nesta segunda-feira haverá condições de fazer uma análise das informações obtidas junto às equipes de fiscalização, em cruzamento com os números da Saúde.