Secretário municipal e dono de posto são presos por desvio combustível em Nova Roma
Ministério Publico revela que crimes superam prejuízo público de meio milhão de Reais. Foram apreendidos dinheiro, arma de fogo, munição e documentos durante a ação com apoio das polícias Militar e Civil
O secretário de Administração e ex-prefeito de Nova Roma, Robervaldo Neri Sampaio; o responsável pelo Setor de Compras do município, Wilton Jesus Vieira, o proprietário do Auto Posto Nova Roma, Péricles Gonçalves Teiexeira e a gerente do posto, Gláucia Pereira Sousa, foram presos temporariamente. Todos são suspeitos de desvio de combustíveis comprados pelo pela administração do município. A ação aconteceu na manhã dessa terça-feira (20), durante a Operação Bizâncio 18, no município de Nova Roma, no Nordeste goiano.
A investigação apurou organização criminosa instalada na administração pública municipal voltada para a prática de desvio de combustíveis e falsidade ideológica, além de fraude em licitações. Os mandados foram expedidos pelo juiz Gustavo Costa Borges. O esquema criminoso usava combustível adquirido com verba pública para beneficiar pessoas da cidade. Os valores desviados, segundo apurado pelo Ministério Público até o momento, superam R$ 500 mil.
Além de farta quantidade de documentos, foram apreendidos na operação uma arma de fogo, munição, R$ 7,3 mil em espécie e celulares. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos. Participaram das diligências os promotores de Justiça Paula Moraes de Matos, Flavian Viga Silveira, Fernanda Balbinot, Julimar Alexandro, Diego Salgado e Douglas Chegury.
A operação foi coordenada pela Promotoria de Justiça de Iaciara e contou com o apoio de equipes da Polícia Civil e Polícia Militar (COD e GPT). Foram cumpridos três mandados de prisão em Nova Roma, e um mandado de prisão em Mambaí. A decisão judicial inclui ainda nove mandados de busca e apreensão, dos quais cinco foram cumpridos na prefeitura de Nova Roma, nas Secretarias de Administração, Finanças, Setor de Licitações, Controle Interno e Compras.
O nome
Bizâncio, também conhecida como Constantinopla ou Nova Roma, tornou-se a capital do decadente império romano no século 4º, durante o reinado do imperador Constantino. Atualmente, é chamada de Istambul, a maior cidade da Turquia. Com informações da Ascom MP-GO.