Humilhação

Segurança expulsa idoso de supermercado após confundi-lo com morador de rua, em Anápolis

"Meu pai tem orgulho de ser honesto" diz filha de idoso que foi ao local comprar pão e margarina. Família processará supermercado

Na tarde da última quinta-feira (7), Benedito Ferreira de Faria, 75 anos, foi expulso por um segurança do supermercado Carrefour, unidade Brasil Park Shopping em Anápolis, cidade a 51 quilômetros de Goiânia. O fato aconteceu porque o funcionário teria confundido o idoso com um morador de rua.

Graziele Rodrigues, uma das filhas do aposentado, contou que ele foi comprar pão e margarina e dentro do supermercado quando foi abordado pelo segurança. “O homem disse que ele teria que chamar alguém para retirá-lo de lá, pois ele estaria abordando as pessoas no estabelecimento”, diz a filha.

O idoso está muito abalado com a situação. “Meu pai tem trombose venosa e não pode usar sapatos fechados, por isso estava de chinelo, mas isso não justifica nada. Ele passou mal na delegacia, jurando por Deus que nunca pediu nada a ninguém, nem quando passava por necessidades”, comenta Graziele.

Benedito Ferreira tem esposa, cinco filhos e nove netos. Graziele pontua que o pai “sempre foi trabalhador, humilde e tem orgulho de ser honesto”. Segundo relatou, a moça levou o caso ao gerente do estabelecimento, que desculpou-se com a família e “afirmou que tomará providências quanto ao segurança”. O Mais Goiás entrou em contato com o supermercado, que”não se pronunciará sobre o caso”.

Medidas jurídicas

Graziele registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Geral de Anápolis e afirmou que processará o supermercado. “A polícia irá tomar as medidas criminais cabíveis. Falaram para entrarmos com uma ação judicial contra o Carrefour e já me reuni com um advogado esta tarde. Infelizmente nada mudará a humilhação sofrida por meu pai”.

Mais Goiás entrou em contato com a Delegacia, mas não obteve resposta sobre o andamento do caso.

Nota

Por meio de nota, a rede afirmou estar indignada com o caso. Confira na íntegra o posicionamento do Carrefour:

“A rede está indignada com este caso e sente profundamente pela situação constrangedora pela qual nosso cliente passou. O colaborador envolvido foi desligado, após condução de rigorosa apuração. A empresa repudia veementemente  qualquer tipo de discriminação. Reforça ainda que, constantemente, realiza treinamentos e reorienta suas equipes, a partir da prática do respeito e da valorização da diversidade, que exige dos seus colaboradores e prestadores de serviço e que também promove junto aos seus clientes, parceiros e sociedade”.

*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo