Seinfra Goiânia: secretário, pregoeiro e empresários são investigados por fraude; entenda
A Prefeitura de Goiânia informa que colabora integralmente com a Polícia Civil e aguarda os desdobramentos das investigações da operação
A Polícia Civil aponta o titular da Secretaria dde Infraestrutura de Goiânia (Seinfra Goiânia), Denes Pereira, como facilitador de supostas contratações fraudulentas dentro da prefeitura da capital. Além dele, são investigados o superintendente de obras da Seinfra, um pregoeiro da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e empresários.
Em nota, a Prefeitura de Goiânia informa que colabora integralmente com a Polícia Civil e aguarda os desdobramentos das investigações da operação. Veja a nota completa abaixo.
Segundo as investigações, o atual Secretário de Infraestrutura Urbana de Goiânia é apontado como sendo o responsável pela assinatura dos contratos celebrados pela Seinfra com as empresas investigadas por meio de adesão a atas de registro de preço de outros entes, em tese, de maneira fraudulenta.
Os mandados são cumpridos na casa do secretário, na sede da Seinfra, em oito sedes de empresas, e em casas de pessoas de sócios administradores e funcionários.
Enquanto o Superintendente de Obras e Infraestrutura é apontado como sendo o elo do grupo empresarial investigado ao secretário de Infraestrutura Urbana. Agindo, segundo a Polícia Civil, durante a execução dos contratos com infração de dever funcional, viabilizando o recebimento de mercadorias em menor quantidade e com qualidade reduzida.
A investigação aponta que um dos contratos fraudados teria origem no pregão eletrônico 16/2022-SEMAD, com o presidente da comissão de licitação responsável agindo para viabilizar para que os demais investigados fraudassem o certame por meio de alinhamento de preços, impedindo uma concorrência justa entre os participantes.
Leia o posicionamento da prefeitura de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia informa que colabora integralmente com a Polícia Civil e aguarda os desdobramentos das investigações da operação. “A administração contribui com o acesso das equipes policiais aos locais visitados para a coleta de equipamentos ou documentos e reúne informações sobre o objeto das investigações para prestar todos os esclarecimentos com transparência”.