ESTIAGEM

SEMAD alerta sobre nível de mananciais que sofrem com falta de chuva em Goiás

Documento aponta situação dos recursos hídricos do estado

Mananciais já estão chegando em nível preocupante pela falta de chuva em Goiás (Foto divulgação)

Neste domingo (6), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) divulgou um relatório de monitoramento diário dos níveis dos mananciais de Goiás. O documento aponta a situação crítica dos recursos hídricos do estado devido à escassez de chuvas.

Segundo a SEMAD, sem previsão de chuvas para esta semana, os níveis de água continuam em queda. Em Aragarças, a estação que monitora o rio Caiapó registra níveis que estão próximos de alcançar as mínimas históricas, extrapolando a Zona de Normalidade.

O rio Paranã, monitorado nos municípios de Formosa e Nova Roma, também apresenta níveis próximos das mínimas históricas. Outro manancial preocupante é o rio Uru, em Uruana, que também está prestes a atingir níveis críticos.

Em Matrinchã, o rio Vermelho já atingiu o mínimo comparado aos registros históricos para esta época do ano. Em Paraúna e Maurilândia, o rio Verde ou Verdão também estão próximos de ultrapassar a Zona de Normalidade, caminhando em direção aos níveis mínimos já registrados durante anos de monitoramento.