meio ambiente

Semad participa de mesa de debate no Encontro do Programa Produtor de Água, em Brasília

Governo de Goiás foi representado pelo subsecretário Jorge Werneck

Subsecretário Jorge Werneck representa Semad em evento (Foto: Divulgação)

O subsecretário de Biodiversidade, Conservação, Segurança Hídrica e Saneamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Jorge Werneck, representou a pasta estadual durante mesa de conversa, nesta sexta-feira (01º/12), no Encontro do Programa Produtor de Água, em Brasília. O evento foi realizado na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), responsável pelo programa.

O subsecretário da Semad participou da mesa 4, sobre “Serviços ambientais prestados pelas intervenções e PSA”. O debate girou em torno de práticas edáficas, conservação e recuperação de vegetação nativa, PIPs e qual serviço ambiental prestado por cada grupo de práticas e, por fim, metodologias de cálculo e arranjos para implementação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O Encontro começou nesta quinta (30/11) e terminou na sexta-feira (01º/12). A ação reuniu cerca de 140 pessoas, entre representantes de projetos produtores de água, parceiros das iniciativas, órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente, comitês e agências de bacias hidrográficas, agências reguladoras de serviços, companhias de saneamento básico, organizações da sociedade civil, universidades, entre outros.

Nesta última realização, a ANA lançou o novo Manual de Diretrizes do Programa Produtor de Água (MOP), que traz o modelo de apoio a programas e projetos, pensado de forma a ampliar a escala do Produtor de Água. Esse modelo faz uma maior aproximação do Programa com os estados e o Distrito Federal, além de trabalhar em conformidade com a execução dos planos de recursos hídricos junto aos comitês de bacias hidrográficas, prioritariamente em bacias hidrográficas estratégicas. A publicação será disponibilizada no site da ANA em breve.