meio ambiente

Semad participa de mesa de debate no Encontro do Programa Produtor de Água, em Brasília

Governo de Goiás foi representado pelo subsecretário Jorge Werneck

O subsecretário de Biodiversidade, Conservação, Segurança Hídrica e Saneamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Jorge Werneck, representou a pasta estadual durante mesa de conversa, nesta sexta-feira (01º/12), no Encontro do Programa Produtor de Água, em Brasília. O evento foi realizado na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), responsável pelo programa.

O subsecretário da Semad participou da mesa 4, sobre “Serviços ambientais prestados pelas intervenções e PSA”. O debate girou em torno de práticas edáficas, conservação e recuperação de vegetação nativa, PIPs e qual serviço ambiental prestado por cada grupo de práticas e, por fim, metodologias de cálculo e arranjos para implementação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O Encontro começou nesta quinta (30/11) e terminou na sexta-feira (01º/12). A ação reuniu cerca de 140 pessoas, entre representantes de projetos produtores de água, parceiros das iniciativas, órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente, comitês e agências de bacias hidrográficas, agências reguladoras de serviços, companhias de saneamento básico, organizações da sociedade civil, universidades, entre outros.

Nesta última realização, a ANA lançou o novo Manual de Diretrizes do Programa Produtor de Água (MOP), que traz o modelo de apoio a programas e projetos, pensado de forma a ampliar a escala do Produtor de Água. Esse modelo faz uma maior aproximação do Programa com os estados e o Distrito Federal, além de trabalhar em conformidade com a execução dos planos de recursos hídricos junto aos comitês de bacias hidrográficas, prioritariamente em bacias hidrográficas estratégicas. A publicação será disponibilizada no site da ANA em breve.