Semáforo é instalado no meio de rampa de acesso para cadeirantes em Jataí
Barreira eletrônica tem impedido a travessia dos deficientes físicos pela faixa de pedestres
Um semáforo foi instalado em cima de uma rampa de acesso para cadeirantes em Jataí, no sudoeste de Goiás, na última semana. Mais especificamente, na rua Honorato de Carvalho. A barreira eletrônica tem impedido a travessia dos deficientes físicos pela faixa de pedestres.
Depois que o semáforo foi instalado, a pista, que era de mão dupla, passou a ser mão única. Segundo a prefeitura de Jataí, a mudança precisava ser sinalizada com semáforo com urgência e por isso foi construída em cima da rampa (que era o único lugar possível, de acordo com a administração).
A prefeitura afirmou que um novo acesso deve ser criado na calçada, mas não disse quando.
A Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego) criticou a situação. O advogado da instituição, André Campos, explicou ao G1 que o funcionalismo público deve agir com legalidade e que a lei garante à pessoa com deficiência, o livre acesso.
“A rampa de acesso vem como forma de facilitar a livre locomoção da pessoa com deficiência. Infelizmente, este é mais um dos casos em que percebemos o despreparo da administração pública quanto a atender as necessidades de uma determinada minoria”, ressalta.