Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada em Goiânia
A partir de sexta-feira (1º/08), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) comemora a…
A partir de sexta-feira (1º/08), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) com programação especial na Maternidade Nascer Cidadão (MNC), no Hospital e Maternidade Dona Iris e nas demais unidades municipais de saúde. A abertura oficial acontece no auditório da Nascer Cidadão, no Jardim Curitiba III, Região Noroeste da Capital. Um evento cultural marca a abertura com as Amigas do Peito (mães colaboradoras da MNC, doadoras e receptoras de leite), com entrega de certificados e uma flor.
Celebrada desde 1992 e em cerca de 120 países, a SMAM tem como objetivo promover a amamentação, com foco na sobrevivência, na proteção e no desenvolvimento da criança. Em Goiânia haverá palestras para a comunidade sobre a amamentação e orientação para as mães acerca do aleitamento em todas as unidades municipais de saúde.
No sábado (2/08), a SMS realiza o “Mamaço” no Parque Vaca Brava, às 10 horas. O encerramento da SMAM será no dia, 7, às 8 horas, no Hospital e Maternidade Dona Iris.
ABORDAGEM
O tema desde ano é “Amamentação: uma vitória para toda a vida!”, destacando a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável da criança. O diretor geral da Maternidade Nascer Cidadão, Sebastião Moreira, enfatiza que o aleitamento materno é importante não apenas para o desenvolvimento físico do bebê, mas também cognitivo e emocional.
Ele explica que leite materno é completo e possui todos os nutrientes que o bebê necessita. Até mesmo os anticorpos para todas as doenças e vírus que a mãe já teve contato durante a vida. “A mãe amamentar o seu filho é tão importante quanto a fundação da construção de um edifício. O aleitamento é fundamental para sustentar desenvolvimento saudável não só enquanto bebê, mas durante toda a vida”, destaca o diretor. O leite materno evita o desenvolvimento de diversas doenças, principalmente as infecciosas.
BANCO DE LEITE
O aleitamento materno é tão importante para a saúde da criança que há incentivos governamentais para a criação de Bancos de Leite Humano em todo o país, que são uma das metas de prioridade para melhorar os índices de morbimortalidade infantil e também beneficiar a saúde da própria mulher que amamenta.
Em Goiânia, a Maternidade Nascer Cidadão possui Banco de Leite Humano para atender os bebês cujas mães sejam portadoras de doenças que as impedem de amamentar, como HIV e sífilis. Além disso, quando necessário, os bebês prematuros das UTIs neonatais são alimentados pelo Banco de Leite Humano, assim como as crianças que precisam de mais leite do que o oferecido pelas respectivas mães para se sustentar. O Hospital e Maternidade Dona Iris já tem um projeto para implantação do Banco de Leite Humano na unidade. O projeto está em análise na Vigilância Sanitária para que a obra seja aprovada e licitada posteriormente.
Confira a programação
01/08/2014
Maternidade Nascer Cidadão
– Abertura oficial, evento cultural com as Amigas do Peito e café da manhã.
02/08/2014
“Mamaço”
– Parque Vaca Brava, às 10 horas.
04/08/2014
Mãe linda que amamenta
Local: Maternidade Nascer Cidadão
Horário: 8 horas
Atividades com o Instituto Embelezze e exposição de fotos das mães amamentando os recém-nascidos.
05/08/2014
Amamentação e projeto Bebê Canguru
Atividades: Projeto Bebê Canguru, ações voltadas para o tema “amamentação”.
Horário: 8 horas
06/08/2014
Amamentação uma vitória para toda vida
Atividades: Projeto Bebê Canguru, ações voltadas para o tema “amamentação”.
Atividades: cine-pipoca e roda de conversa.
Horário: 9 horas
07/08/2014
Encerramento da SMSM
Local: Hospital e Maternidade Dona Iris
Horário: 8 horas
(Com informações da Prefeitura de Goiânia)