Semana será de calor e umidade abaixo dos 20% em Goiás, indica previsão
Segundo o Cimehgo, uma massa de ar seco vai manter o tempo estável e com sol
A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) é de que uma massa de ar seco mantenha o tempo estável e com sol. Mas, no final desta semana existe a possibilidade de formação de um corredor de umidade que pode auxiliar na formação áreas de instabilidade com destaque para as regiões sudoeste e sul do Estado.
Conforme a previsão, as temperaturas no período da tarde devem permanecer elevadas com a máxima acima de 30ºC em praticamente todas as regiões do Estado. O órgão alerta que, especialmente nesse período, continuará havendo queda no índice da umidade relativa do ar.
Em boa parte do estado, os índices estarão abaixo de 20%, caracterizando estado de alerta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o percentual esteja acima dos 30% – valores inferiores oferecem riscos à saúde.
O prognóstico para a capital, nesta segunda-feira (15), é de sol predominante e temperatura máxima podendo chegar aos 33ºC. A umidade relativa do ar varia entre 18% a 75%.
O Cimehgo destaca que de segunda (15) à quarta-feira (17), haverá o predomínio de sol em todas as regiões de Goiás. No entanto, de quinta (18) para sexta-feira (19), a formação de um corredor de umidade devido a passagem da frente fria pela região sudeste do Brasil, “vai auxiliar na formação áreas de instabilidade com destaque para as regiões sudoeste e sul do Estado de Goiás, nas demais regiões não há prognósticos de chuva”, diz a previsão.