Será que agora a gente pode voltar a atender o telefone?
Telemarketing incomodando o dia inteiro acabou com o hábito de atendermos o telefone
Tenho uma baita dó de quem trabalha com vendas ou serviços por telefone. Quem atua nesse tipo de ofício tem como dever óbvio atender o telefone. Clientes ligam para fechar serviços, pegar orçamentos, tirar dúvidas, explicar endereços, cobrar prazos, dar referências, confirmar pagamentos e as mais diversas demandas. Logo, o cara tem que ficar feliz quando o telefone toca, pois isso significa que os negócios estão caminhando. Imagine você quanta ligação de telemarketing ele não tem que atender por fazer parte dos ossos desse ofício?
Eu não atendo mais ao telefone. Não tenho aparelho fixo há alguns anos e o celular fica constantemente no silencioso e sem vibração. Só sei se alguém está me ligando se eu estiver olhando para o aparelho no momento exato da chamada. Caso contrário, só verei que quando pegar no celular. Se a ligação é de alguém que está na minha agenda, retorno no WhatsApp – em tempos de mensagem, ligar é só para situações de vida ou morte, né?
Tomei essa decisão para preservar minha sanidade. Recebo entre 20 a 30 ligações de telemarketing por dia. E não há exagero nessa contagem, essa é mesmo a média. É gente me ofertando coisas que não quero comprar, me cobrando dívidas que não fiz, querendo me dar golpes que não pretendo cair. Não dá para aguentar o telefone tocando tanto e tanto e tanto. E não adianta nada cadastrar o seu número no Não Perturbe, não adianta nada mudar a configuração do próprio aparelho. O telemarketing está sempre duas jogadas à frente, dá seu jeito de burlar esses mecanismos e lhe importunar.
Começa amanhã uma nova regra para que esse inferno em nossas vidas termine. As ligações oriundas de telemarketing têm de ser obrigatoriamente do prefixo 0303 para que saibamos que se trata do serviço. No caso de telefones fixos que fazem telemarketing, a regra começa valer em junho.
Tomara que a paz telefônica volte a reinar, mas não dá para ter muita esperança. Pode ser que essa medida seja burlada como foi o cadastro no Não Perturbe. Mas não deixa de ser um alento, uma esperança que tenhamos novamente dias sem o telefone lhe enchendo o saco o dia inteiro com chamadas indesejadas. Deus queira que assim seja.
@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Marcos Santos/USP Imagens