Potencial

Serviços de turismo crescem 5,8% em Goiás em 2024

Goiás está em segundo lugar entre os estados com mais avanços no setor no país

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (11/9) aponta que o volume de serviços de turismo em Goiás cresceu 5,8% em julho de 2024. A alta é resultado da comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a junho deste ano, também houve um aumento de 3,9%.

Esses números fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e, segundo o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, o crescimento das atividades turísticas em julho destaca o potencial de Goiás como um destino atrativo, que gera oportunidades e fortalece a economia local.

Goiás ocupa 2° lugar no ranking dos estados com mais avanços no setor turístico

Com esses resultados, Goiás está em segundo lugar entre os estados com mais avanços no setor turístico no país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Nacionalmente, o segmento de turismo ficou 6,8% acima do período pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1% abaixo do ponto mais alto da série alcançado em fevereiro de 2014.

Atividades como serviços prestados às famílias (14%), outros serviços (12,6%) e serviços de informação e comunicação (5,5%) também apresentaram crescimento. Todas essas atividades apresentaram acumulados positivos no ano, com 4,9%, 8% e 7,1%, respectivamente. Em Goiás, o acumulado em 12 meses do setor de serviços, em julho, foi de 1,5%.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.